Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7UPPRM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O sucesso escolar de alunos dos meios populares na década de 60, no Colégio Estadual de Minas Gerais: reconstruindo as suas trajetórias
Autor(es): Marcia Fontoura Trad
primer Tutor: Luciola Licinio de Castro Paixao Santos
primer miembro del tribunal : Maria Jose Braga Viana
Segundo miembro del tribunal: Leila de Alvarenga Mafra
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória escolar de cinco alunos secundarista dos meios populares que estudaram no Colégio Estadual de Minas Gerais, na década de 60, e também analisar os mecanismos utilizados pelos indivíduos e pelas suas famílias para alcançarem o sucesso escolar. Naquela época, as taxas de escolarização referentes a este nível de ensino eram bastante baixas, principalmente nas camadas populares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os ex-alunos, constituindo os depoimentos orais a principal fonte de trabalho. A realização das entrevistas teve como principal objetivo identificar os elementos que contribuíram para a trajetória de sucesso escolar de alunos das camadas populares e os investimentos familiares em seu percurso escolar. Estudos do campo da Sociologia da Educação sobre efeito-escola, efeito-professor e a relação família-escola fornecem aporte teórico a essa pesquisa. Observamos que existiram influências da família, da escola, dos professores e de pessoas ou grupos externos ao meio familiar que possibilitaram a construção de uma trajetória de sucesso escolar desses sujeitos. Na instância familiar, destacaram-se, como fatores importantes nesse processo, o papel fundamental ocupado pelo pai, o permanente apoio moral e afetivo da família, o valor e a importância dada à escola. No âmbito escolar, destacam-se o papel desempenhado pelo clima do Colégio Estadual, a construção de auto-estima positiva, a ampliação do capital cultural e social; o desenvolvimento de disposições de práticas e de valores escolarmente rentáveis. Em relação aos professores identificamos o papel por eles desempenhado no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade e o desenvolvimento do gosto pela leitura. A presença de pessoas ou grupos externos ao meio familiar mostrou-se importante na escolha do estabelecimento de ensino, no suporte financeiro ou como modelos de referência para esses estudantes.
Abstract: This research has as main objective to understand the trajectory of five students from secondary schools of the popular media who studied at the Colégio Estadual de Minas Gerais, in the 60s and also examine the mechanisms used by individuals and their families to achieve the success. At that time, the rates of schooling for this level of education were quite low, especially in classes. We performed semi-structured interviews with former students, the oral form the main source of work. Conducting the interviews had as main objective to identify the factors that contributed to the path of academic success of students in classes and investment in your family educational background. Field studies of the effect on Sociology of Education- school, end-teacher-school and the family provided theoretical support to this research. We noticed that there were influences of family, school, teachers and people or groups outside the family environment that allowed the construction of a trajectory of success of these subjects. In family proceedings, stood out as important factors in this process is the role occupied by the father, the permanent moral and emotional support of family values and importance given to the school. Within schools highlight the role played by the climate of Colégio Estadual, the building of positive self-esteem, to enhance cultural and social capital, development of rules of practice and values education profitable. For teachers identify the role they played in the development of autonomy and responsibility and the development of taste for reading. The presence of people or groups outside the family environment was found to be important in the choice of educational establishment, the financial support or as a reference model for these students.
Asunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7UPPRM
Fecha del documento: 27-feb-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000755.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
disserta__o__09_fevereiro_2009.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.