Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTK
Type: Tese de Doutorado
Title: Qualificação e capacitação no Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF): ressignificação do trabalho na agricultura familiar do Baixo Amazonas
Authors: Maria do Carmo da Silva Dias
First Advisor: Dalila Andrade Oliveira
First Referee: Maria Isabel Antunes Rocha
Second Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Abstract: A presente tese buscou analisar a qualificação e capacitação dos agricultores familiares que obtiveram crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, no município de Santarém, Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará. O objetivo da investigação foi identificar se os cursos ofertados aos agricultores familiares participantes do PRONAF no período de 1995 a 2006, pela EMATER e pela ONG CEFT-BAM, implicaram mudanças na vida desses agricultores. A abordagem metodológica na pesquisa foi predominantemente qualitativa. Na pesquisa documental foram analisados documentos definidores da política pública nacional de formação, expressa no PLANFOR e no PNQ e documentos das instituições formadoras focalizadas. Os informantes da pesquisa foram os diferentes sujeitos envolvidos com os cursos - formadores, cursistas, membros do STTR, da EMATER e CEFT-BAM. Procurou-se captar, por meio de entrevistas semi-estruturadas os princípios e valores transmitidos nos cursos, sua relação com os créditos concedidos e a implicação dos conhecimentos adquiridos na vida daqueles que os realizaram. A pesquisa revelou que apesar de não haver relação direta entre os créditos obtidos do PRONAF e a qualificação e capacitação dos agricultores familiares e dos demais problemas evidenciados nos processos formativos, tais como a desvinculação da política de créditos anunciada pelo PRONAF; a fragmentação e a descontinuidade dos cursos; a fragilidade dos seus conteúdos; insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos; a precariedade das condições de trabalho dos facilitadores; a insuficiência nas condições objetivas para a oferta dos cursos, entre outros, a inserção desses agricultores nos cursos foi capaz de suscitar reflexões e oportunizar o desenvolvimento e a assimilação de conhecimentos com reflexos positivos na prática de trabalho a na vida dos agricultores, para além dos objetivos previstos nos referidos cursos. A experiência dos cursos, ou dos espaços e tempos destinados aos cursos, de fato influenciou os agricultores ampliando seus horizontes levando-os a refletir, individual e coletivamente sobre suas vidas e suas relações no mundo, a resgatarem ideais de solidariedade e esperanças, a buscarem novos caminhos para uma vida melhor.
Abstract: This thesis intended to analyze the qualification and training of family agriculturists who obtained credit from PRONAF Family Agriculture Fortification Program, in Santarém, Region of the lower Amazonas, in Pará state. The aim of this investigation was identify if the courses offered to family agriculturists that participated on PRONAF from 1995 until 2006, by EMATER and CEFT-BAM ONG, involved changes in these agriculturists life. Concerning methodological approach it was predominantly qualitative. During the documental research the documents analyzed define national public politics of formation, expressed in PLANFOR, PNQ also documents of the training institutions focused. The research informants were the different ones involved with the courses trainers, course participants, STTR, EMATER and CEFT-BAM members. There was an attempt to capture, through semi-structured interviews, principles and values transmitted during the courses, their relation with granted credits and knowledge acquired implications in the lives of those who participated on it. This research revealed that in spite of there is not a direct relation between credits granted from PRONAF and family agriculturists qualification and training in addition to other problems put in evidence during the training process, as undoing of credit politics announced by PRONAF; fragmentation and discontinuity in courses, fragility of their contents; insufficient objective conditions for providing the courses and facilitators precarious work conditions, among others, the inclusion of these agriculturists in the courses was able of stimulating reflections and making knowledge development and assimilation possible, reflecting positively on agriculturists work and lives, beyond the foreseen objectives of these courses. The experience with courses or with space and time reserved to courses, in fact, influenced the agriculturists broadening their horizons, furthermore, making them think their lives and their relations in the world over, individual and collectively; rescue solidarity ideals and hopes; search new paths for a better life.
Subject: Políticas públicas
Educação
Qualificação profissional
Ensino agricola
Agricultura familiar
Ensino tecnico
Educação e Estado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7ZPKTK
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___maria_do_carmo.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.