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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Relações de gênero no currículo da educação infantil: a produção das identidades de princesas, heróis e sapos
Authors: Danielle Lameirinhas Carvalhar
First Advisor: Marlucy Alves Paraiso
First Referee: Nilma Lino Gomes
Second Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar como, e de que forma, o currículo da educação infantil em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte tem contribuído para nomear e produzir identidades generificadas das crianças atendidas. Para a realização das análises, foram utilizados como referencial teórico os estudos de gênero e as contribuições dos estudos culturais, em sua vertente pós-estruturalista. Por meio de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia e usando diferentes conceitos como gênero, currículo, identidade, poder, entre outros, esta dissertação analisa os modos como masculinidades e feminilidades são produzidas no currículo investigado. O argumento desenvolvido nesta dissertação é o de que os currículos investigados investem repetidamente sobre as identidades infantis por meio da apresentação dos modelos de feminilidades e masculinidades, reiterando marcas amplamente divulgadas e aceitas em nossa sociedade, dentro de processos de normalização das condutas. Para que essas identidades desejáveis sejam produzidas de fato, utiliza-se de estratégias variadas a fim de garantir o controle sobre a sexualidade das crianças, sobre seus corpos e o disciplinamento de suas condutas. Mostro, ao longo desta dissertação, como os discursos divulgados nos currículos investigados ensinam às crianças como estas devem proceder, como devem se vestir e se comportar, a quem e como devem obedecer a fim de que haja efeitos concretos na produção das identidades demandadas. A análise demonstra que, por meio de técnicas de poder diferenciadas, são ensinados às crianças comportamentos considerados adequados a uma boa conduta para cada gênero. Nesse processo, gênero se cruza a outras categorias como sexualidade, corpo, raça e poder para que se produzam as identidades dos meninos e meninas atendidos/as. Em relação à sexualidade, são acionados discursos heteronormativos na tentativa de produzir a heterossexualidade como norma social e de regular os comportamentos das crianças, por meio de técnicas de constrangimento, censura e estimulação da norma. Em relação aos corpos, a análise mostra também como os discursos que circulam na família e na mídia se cruzam com o discurso do currículo escolar para a produção dos corpos infantis masculinos e femininos de formas diferenciadas, com implicações importantes em suas identidades de gênero. No que se refere a raça, o estudo mostra como as identidades generificadas são atravessadas por questões étnico-raciais, aqui analisadas como um outro marcador identitário com efeitos significativos na produção de sujeitos infantis de um certo tipo. As representações sobre gênero e etnia articuladas, presentes no currículo investigado, mostram como a exaltação da branquidade tem efeitos diferentes na produção de meninos e meninas. Por fim, este estudo mostra que, no currículo estudado, aparecem técnicas de poder disciplinar para o controle da infância, sendo cada vez mais perceptível a transgressão dessa infância contemporânea às normas impostas pela escola, tanto em relação aos meninos, tidos como indisciplinados, como em relação às meninas vistas como obedientes, diferentemente do que mostram alguns estudos de gênero contemporâneos. Entretanto, apesar de todo investimento para normatizar as crianças em certos padrões de condutas generificadas, seus efeitos constitutivos não estão completamente garantidos, uma vez que há, no interior do próprio discurso investigado, confrontos, disputas, escapes, resistências e negociações ao que é ensinado pelo currículo na produção de significados acerca das identidades infantis de gênero. Dessa forma, o estudo mostra que há sempre possibilidade da construção de novos modos de ser e de agir em relação aos gêneros.
Abstract: The objective of the present research is to analyze how a childlike education curriculum, in a municipal school in Belo Horizonte city, has contributed to nominate and produce gender identities of the infants attended. For the analyses achievement, had been used as theoretical reference the gender studies and the contributions of cultural studies, based on the post-structuralism approach. Through methodological procedures inspired in ethnography, and using different concepts as gender, curriculum, identity, power and others, this dissertation analyzes the ways like masculinities and femininities are produced in the investigated curriculum. The argument developed in this dissertation is that the investigated curriculum invests repeatedly on the childlike identities presenting the femininities and masculinities standards models and its marks broadly divulged and accepted in our society, as the norm to be followed in its behaviors. To have these desirable identities in fact produced, it is utilized various strategies in order to guarantee the control about the sexuality of the infants, their bodies and to discipline their conducts. Throughout this dissertation, it is shown how the divulged discourses in the curriculums investigated teach to infants how they should proceed, be dressed and behave, to whom and how they must obey in order to have concrete effects in the production of the demanded identities. The analysis shows that, by means of differentiated power techniques, behaviors considered adequate to a good conduct for each gender are taught to the children. In that trial, gender crosses to other categories as sexuality, body, race and power so that the boys and girls identities can be produced. Regarding the sexuality, heteronormatives discourses are request in the attempt to produce the heterosexuality as social norm and to regulate the childrens behavior, by constraint, censorship and stimulation of the norms. Regarding the bodies, the analysis also shows how the discourses circulate in the family and media crossing with the curriculum discourse to produce the males and females as differentiated forms of childlike bodies, with important implications in its gender identities. In what refers to race, the study shows that the gender identities are crossed by ethnic-racial questions, here analyzed like another identity marker with significant effects in the production of a certain kind of children. The articulation of the gender and race representations, present in the investigated curriculum, shows how the exaltation of the white skin color causes different effects in the production of boys and girls. Finally, this study samples that, in the studied curriculum, discipline power techniques appears to control childhood, being more and more perceptible the trespass of the contemporary infancy to the norms imposed by school, as regarding the boys, considered undisciplined, and regarding the girls, seen as obedient, differently than some contemporary studies show. However, despite all the investment to normalize the children in standards such as gender behaviors, its constituents effects are not completely guaranteed because there is, in the interior of the discourse, conflicts, disputes, escapes, resistances and negotiations in what is taught by the curriculum for the production of childlike gender identities meanings. In this direction, the study shows that it is always possible to construct new manners of being and act regarding to the genders.
Subject: Crianças Relações de gênero
Currículos Aspectos sociais
Educação
Crianças Educação sexual
Educação de crianças
Currículos Relações etnicas
Currículos Avaliação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-84ZRF5
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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