Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-85KNHX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Trabalho, política e experiência na década de 1970 na memória de educadoras mineiras
Autor(es): Marcia Maria Alves Linhares
Primeiro Orientador: Daisy Moreira Cunha
Primeiro membro da banca : Lucia Helena Alvarez Leite
Segundo membro da banca: Alexandre Borges Miranda
Terceiro membro da banca: Rosely Cabral Giordano
Quarto membro da banca: Jose Geraldo Pedrosa
Quinto membro da banca: Maria de Fatima Almeida Martins
Resumo: O objetivo geral desta dissertação consiste em compreender as implicações mútuas entre trabalho, política e educação na experiência docente do ensino público da capital mineira na década de 1970. Para isso, analisamos no contexto sócio-histórico do período delimitado as políticas públicas educacionais que regulavam o trabalho docente por meio da revisão da literatura sobre a temática. Analisamos publicações dos jornais locais, o que possibilitou problematizar normas e diretrizes educacionais para o ensino público. Utilizamos da história oral para compreender o cotidiano de trabalho de educadores nos anos 1970. Verificamos as (co)relações entre o mundo do trabalho e as narrativas dos educadores, por meio da recolha de entrevistas temáticas, que deram ênfase no exercício do trabalho docente. Nossos principais referenciais teóricos para tratar das questões da memória são Benjamim (1994), Bosi (1987, 2003), Delgado (2006), Halbwachs (2006), Le Goff (2003), Paul Thompson (1992), Pollak (1989). Hobsbawm (1977), Frigotto (2002, 2006, 2009), Marx (1983, 2004,2005), Marx e Engels (2002), Schwartz (1996, 2000, 2004, 2007), que nos auxiliaram na compreensão da polissemia do conceito de trabalho. Para tratar da experiência dialogamos com Arroyo (2000, 2004), E. P. Thompson (1987a, 1987b, 1998) e Schwartz (2000, 2009). Outros autores foram fundamentais para compreender as tramas da Educação na política do período, entre eles citamos Arroyo (1985, 2003),Alves (1968), Brito (1995), Cunha (1980), Cunha e Góes (1985), Fazenda (1988), Frigotto (2006), Veiga (1987), Romanelli (1980). As memórias vividas e narradas por essas professoras nos possibilitaram refletir sobre aspectos de suas experiências de trabalho: sentidos atribuídos ao trabalho, tempos e trabalho na escola, organização de trabalho e cultura tecnicista, condições de trabalho na escola e relações de/notrabalho. Por meio das narrativas fomos conduzidos às fronteiras entre trabalho, contexto educacional e contexto sociopolítico mais amplo do qual as educadoras foram contemporâneas. Assim, visitando o passado escolar pelas experiências narradas por essas educadoras, pudemos constatar rupturas e continuidades forte herança na cultura e organização do trabalho escolar atual. Alguns pontos, reivindicações e/ou atos de trabalho perduram ou ressurgem ainda hoje na dinâmica do trabalho escolar, tais sejam: questões como repetência escolar, reivindicações salariais, questionamento a respeito das condições materiais das escolas, dúvidas e questionamentos sobre métodos e técnicas de ensino. Assim, trajetórias e histórias de trabalho e vida dessas educadoras se misturam à história da educação mineira, ondeencontramos lutas, sonhos, ideologias e desejo de mudanças.
Abstract: Le but général de cette thèse est de comprendre les implications réciproques entre le travail, la politique et l'éducation dans l'expérience scolaire public d'enseignant de la capitale dÉtat de Minas Gerais pendant les années 1970. Pour cela, nous analyserons le contexte socio-historique de la période limitée, les politiques publiques d'éducation qui régissaient la profession d'enseignant en passant en revue la littérature sur le sujet. Nous avons analysé des publications dans les journaux locaux qui nous a permis de discuter des normes et des directives éducatives pour l'enseignement public. Nous avons utilisé de lhistoire orale pour comprendre le travail quotidien des éducateursdans les anées 1970. Nous avons vérifié les corrélations entre le monde du travail et les récits des éducateurs à travers du recueil d'entretiens thématiques, qui a souligné le travail de l'enseignant. Nos principaux références théoriques pour traiter des questions de la mémoire sont Benjamin (1994), Bosi (1987, 2003), Delgado (2006), Halbwachs (2006), Le Goff (2003), Paul Thompson (1992), Pollak (1989). Hobsbawm (1977), Frigotto (2002, 2006, 2009), Marx (1983, 2004, 2005), Marx et Engels (2002), Schwartz (1996, 2000, 2004, 2007) nous avons aidé à comprendre les multiples significations du concept de travail. Pour analyser l'expérience nous avons dialogué avec Arroyo (2000, 2004), EP Thompson (1987a, 1987b, 1998) et Schwartz (2000, 2009). D'autres auteurs ont été fondamentaux pour comprendre les trames de l'éducation dans la politique de la période. On peut cité Arroyo (1985, 2003), Alves (1968), Brito (1995), Cunha (1980), Cunha et Goes (1985), Fazenda (1988 ) Frigotto (2006), Veiga (1987), Romanelli (1980). Les memoires vécu et raconté par ces enseignants nous avons permis de réfléchir sur des aspects de leurs expériences de travail: les sens attribué au travail, des temps et de travail à l'école, l'organisation du travail et la "culture technique", les conditions de travail dans lécole et des relations du/au travail. Par les récits ont été amenés à la frontière entre le travail, le contexte scolaire et le contexte socio-politique plus vaste dans lequel les éducateurs ont été contemporains. Ainsi, en visitant le passé scolaires par les expériences racontées par ces éducatrices, nous avons compris des ruptures et des continuités - solide héritage dans la culture et l'organisation du travail scolaire aujourd'hui. Certaines questions, réclamations et/ou des actes de travail persistent ou réapparaissent aujourd'hui dans cette dynamique de travail scolaire, tels que: des questions telles que l'échec scolaire, des revendications salariales, des questions sur les conditions matérielles des écoles, des doutes et des interrogations sur les méthodes et techniques d'enseignement . Ainsi, des trajectoires et des histoires de vie et de travail de ces éducatrices est mélangé avec l'histoire de l'éducation de Minas Gerais, où on trouve des luttes, des rêves, des idéologies et le désir de changements.
Assunto: Políticas públicas
Educação
Prática de ensino
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-85KNHX
Data do documento: 13-Mai-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m_rcia_pdf__nico_06.07.2010.pdf4.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
m_rcia_pdf__nico_06.07.2010.pdf4.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.