Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IACO-762SJ5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação de um núcleo de apoio regional a professores de física em serviço no ensino médio baseado na Universidade de Itaúna
Autor(es): Osmando Barbosa da Silva Ribeiro
Primeiro Orientador: Eduardo de Campos Valadares
Primeiro membro da banca : Carlos Heitor D Avila Fonseca
Segundo membro da banca: Beatriz Alvarenga Alvares
Resumo: Neste trabalho discutimos a realização de um programa piloto de apoio de caráter regional direcionado a professores de física em serviço no ensino médio, tendo como base a Universidade de Itaúna. É apresentado um mapeamento das necessidades de professores de física em serviço no ensino médio atuando na região de Itaúna, Minas Gerais. Foi realizado um levantamento do perfil dos professores (formação acadêmica, motivação e expectativas profissionais) e de suas demandas de apoio envolvendo formação continuada e novos enfoques voltados para a realidade da sala de aula. Para situar o presente trabalho, é incluída uma revisão de programas intermitentes e continuados de apoio a professores e alunos do ensino médio, realizados no Brasil e em outros países. Existem vários programas de apoio ao professor, com metodologias diversas, mas não atingem todos os professores. A pesquisa junto aos professores revelou que maioria dos professores se encontra desencantada com a profissão. Além disso, os docentes estão praticamente isolados da academia e raramente participam de programas de formação continuada. Os programas existentes muitas vezes não correspondem às suas expectativas e necessidades. Mesmo com todas as dificuldades, os professores têm interesse em buscar aprimoramento profissional, mas não encontram apoio e incentivo nesse sentido. Para realizar o programa piloto contamos com uma rede de colaboradores. As atividades organizadas incluíram cursos e eventos voltados para os professores de física e alguns eventos voltados para estudantes do ensino médio e para a comunidade acadêmica da Universidade. O programa piloto trouxe vários benefícios para os professores, como a criação de um espaço de interação com colegas e pesquisadores, a oportunidade de ter contato com a produção científica e novas idéias para a sua prática. Os resultados mostram que é possível desenvolver algumas ações significativas de apoio aos professores de física, mesmo a partir de uma universidade privada que não possui um curso de graduação em física. O trabalho realizado proporcionou uma aproximação entre professores/pesquisadores, academia/escolas, e pesquisa/ensino. Nosso trabalho levou à instalação de um observatório astronômico na Universidade e assim passamos a ter um espaço permanente destinado a apoiar o ensino de ciências.
Abstract: In the present work we discuss the implementation of a regional pilot program of support to physics teachers in service in secondary level, based on the University of Itaúna. It is presented a mapping of the needs of physics teachers working in the area of Itaúna, Minas Gerais. We have surveyed their profile (academic background, motivation and professionalexpectations) and demands in terms of continuing education and new approaches targeted at classroom reality. To situate the present work, it is included a review of the existing permanent and intermittent support programs to teachers and students of high school level carried out in Brazil and other countries. There are several support programs, with different methodologies, but they dont reach all teachers. Our survey showed that most teachers are discontent with their job. Moreover, they are practically isolated from the academy and rarely participate of programs of continuing education. Often, the existing programs do notcorrespond to their expectations and needs. Nevertheless, with all problems, the teachers still have interest to obtain professional improvement, but they dont find encouragement and support in that direction. To implement the pilot program we counted on a net ofcollaborators. The program brought several benefits to the teachers, like the creation of a space where they can interact with scientists and colleagues, the opportunity of contact with the scientific research and new ideas to their practice. The results show that it is possible to develop some meaningful actions in respect to physics teachers support, based on a private university that doesnt offer the undergraduate course of physics. The work carried out led to an shortening of the distance between teachers/researchers, university/schools, research/teaching. Our work also led to the installation of a astronomic observatory, withwhich we gain a permanent space inside the university dedicated to support science teaching.
Assunto: Física Ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IACO-762SJ5
Data do documento: 11-Mai-2007
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dis._osmando__ribeiro.pdf541.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.