Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD3S52
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Discalculia do desenvolvimento: implicações para o profissional da Fonoaudiologia
Autor(es): Maryane Paula Santos
Primeiro Orientador: Annelise Julio Costa
Resumo: Este trabalho teve por objetivo descrever o Transtorno de Aprendizagem da Matemática e apontar os mecanismos cognitivos subjacentes de maior implicação para a fonoaudiologia. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura baseada na escolha arbitrária de tópicos relevantes para o tema. A discalculia do desenvolvimento se refere a um transtorno na aquisição de habilidades aritméticas básicas, cujas dificuldades de aprendizagem da matemática são persistentes e não podem ser atribuídas a fatores emocionais, a privação socioeducacional ou a déficits neurossensoriais. Este transtorno apresenta comprometimento das habilidades verbais, memória verbal, processamento fonológico, habilidades visoespaciais, funções executivas e representação não simbólica de magnitude. Um estudo realizado com a população brasileira mostrou que a prevalência da discalculia foi de 7,8% na população em idade escolar. Estudos sugerem que o processamento fonológico é o principal mecanismo cognitivo comum entre os transtornos da discalculia e da dislexia, cujo déficit pode influenciar no aprendizado das habilidades. A intervenção da fonoaudiologia na discalculia está pautada nas dificuldades de linguagem, no processamento fonológico e seus componentes e nas funções cognitivas implicadas ao transtorno. Desta forma, se faz importante compreender os pontos comuns entre os transtornos de aprendizagem, levando em consideração a alta prevalência dos mesmos, o impacto na saúde, na funcionalidade, no desenvolvimento profissional e socioeconômico do indivíduo. Isso auxiliará na elaboração das estratégias de estimulação, priorizando e hierarquizando as habilidades a serem promovidas e/ou compensadas.
Abstract: This work aimed to describe the Learning Disorder of Mathematics and to point out the underlying cognitive mechanisms of greater implication in Speech Therapy. The research was carried out through a bibliographic review based on the arbitrary choice of themes relevant to the theme. Developmental dyscalculia refers to a disorder in the acquisition of basic arithmetic skills whose difficulties in learning mathematics are persistent and cannot be attributed to emotional factors, socio-educational deprivation, or sensorineural deficits. This disorder presents impairment of verbal skills, verbal memory, phonological processing, visuospatial skills, executive functions and non-symbolic representation of magnitude. A study conducted with the Brazilian population showed that the prevalence of dyscalculia was 7.8% in the school-age population. Studies suggest that phonological processing is the main common cognitive mechanism between dyscalculia and dyslexia disorders, whose deficit may influence the learning of the abilities. The speech-language intervention in dyscalculia is based on language difficulties, phonological processing and its components and on the cognitive functions involved in the disorder. Thus, it is important to understand the common points between learning disorders, taking into account their high prevalence, impact on health, functionality, professional development and socioeconomic of the individual. This will help in the elaboration of strategies of stimulation, prioritizing and hierarchizing the skills to be promoted and / or compensated.
Assunto: Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD3S52
Data do documento: 16-Abr-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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