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http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD4UPT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Juliana Carvalho Tavares | pt_BR |
dc.creator | Sarah David Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T03:18:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T03:18:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD4UPT | - |
dc.description.abstract | In the school learning context, emotion and cognition are mental functions that are closely related, since emotional state potentiates thinking and making decision skills. The neurobiological bases of the emotions are associated to neurotransmitters released by the limbic system and the autonomic nervous system. These systems, when activated, lead to a positive or negative emotional states. The positive state motivates behaviors reoccurrence and negative state avoids repetition of some attitudes. Considering the spectrum of positive and negative emotions, some are innate to humans and others are dependent on the sociocultural environment. In the childrens school environment, children experience various emotional states that result from social interaction and self- perception about school assessments. In the last years, the knowledge regarding emotion and cognition relationship, it is essential in the school context that the teacher knows and perceives this emotion-cognition dialogue of his students, in order to find pedagogical strategies that contribute to a significant teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto da aprendizagem escolar, a emoção e a cognição são funções mentais que estão bastante relacionadas, uma vez que o estado emocional potencializa as estratégias de raciocínio e a tomada de decisão. As bases neurobiológicas das emoções são representadaspelo sistema límbico e o sistema nervoso autônomo, via neurotransmissores. Esses sistemas, quando ativados, provocam estados emocionais que podem ser classificados como positivos,quando motivam a repetição de comportamentos, ou negativos, quando evitam a repetição de determinadas atitudes. Considerando o espectro das emoções positivas e negativas, algumas são inatas aos seres humanos e outras são dependentes do ambiente sociocultural.No ambiente escolar infantil, as crianças experimentam diversos estados emocionais que decorrem da interação social e da percepção dos próprios resultados nas avaliações escolares. Diante dos conhecimentos, alcançados nos últimos anos, a respeito da relação entre emoção e cognição, torna-se relevante no contexto escolar que o professor conheça e perceba esse diálogo emoção-cognição dos seus alunos, a fim de que possa encontrar estratégias pedagógicas que contribuam para um processo ensino-aprendizagem significativo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Neurociências | pt_BR |
dc.title | A neurobiologia das emoções e sua integração com a cognição em crianças no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Neurociências e suas Fronteiras |
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