Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H
Type: Monografias de Especialização
Title: Contribuições da escola de A.R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico
Authors: Pâmela Cadima Coelho
First Advisor: Ramon Moreira Cosenza
First Referee: Antonio Jaeger
Second Referee: Renato Tocantins Sampaio
Abstract: A Psicologia Histórico-Cultural está associada fundamentalmente aos nomes L. S. Vygostky (1896-1934), A. N. Leontiev (1903-1977) e Luria (1902-1977), autores que ofereceram importantes contribuições nas áreas da Linguística, Psicologia, Pedagogia e Neurologia. As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas. A pesquisa aqui proposta é de cunho teórico-analítico e conceitual, abordando os principais pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Neuropsicologia Luriana. Este trabalho tece correlações e análises que possibilitam o desvelamento das contribuições que a perspectiva teórica aqui abordada ofereceu para a prática clínica em neuropsicologia, principalmente no que tange à concepção de métodos de diagnóstico. Este estudo analisa, portanto, as principais contribuições da escola de Luria aos estudos de desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico, tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural, abordagem criativa e abrangente que ainda estimula o desenvolvimento da neuropsicologia na Rússia e em todo o mundo.
Abstract: The Historical-Cultural Psychology is associated mainly to the names L. S. Vygostky (1896-1934), A. Leontiev (1903-1977) and Luria (1902-1977), authors who offered important contributions in the areas of Linguistics, Psychology, Pedagogy and Neurology. The main scientific achievements of A.R. Luria are in the broad area of neuropsychology, with important contributions to the study of brain damage in adults. His studies on perception and memory loss are known around the world, being a reference for many neurolinguists. The research proposed here is theoretical-analytical and conceptual, addressing the main assumptions of Historical-Cultural Psychology and Lurian Neuropsychology. This work has correlations and analyzes that make it possible to unveil the contributions that the theoretical perspective presented here offered to the clinical practice in neuropsychology, especially regarding the conception of diagnostic methods. This study therefore analyzes the main contributions of the Luria School to the development of neuropsychological diagnosis, based on the theoretical-methodological assumptions based on Historical-Cultural Psychology, a creative and comprehensive approach that still stimulates the development of neuropsychology in Russia and around the world.
Subject: Neurociências
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDAU5H
Issue Date: 13-Apr-2018
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ufmg_pamela_revisto___fev2019.pdf875.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.