Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDRSAF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Fatores mediadores do processo de colaboração entre universidade e empresa para a realização de projetos de p&d: aplicação a um centro de tecnologia em nanomateriais
Authors: Raissa Guerra Resende
First Advisor: Raoni Barros Bagno
First Co-advisor: Jonathan Simoes Freitas
Abstract: Inseridas em uma economia baseada no conhecimento, as universidades são vistas cada vez mais como parceiros estratégicos por empresas que precisam inovar para garantir a prosperidade em longo prazo. Diante disso, mecanismos de interação entre Universidades e Empresas (U-E), como a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), emergem como formas de promover essa interface. Contudo, a execução do projeto de P&D é somente uma fase do processo de colaboração, dado que muito deve ser feito para viabilizá-lo. Reconhecendo a criticidade das etapas anteriores à execução de projetos de P&D para a formalização de parcerias entre U-E, o presente trabalho objetiva responder, a partir da perspectiva de um Centro de Tecnologia (CT), à seguinte questão de pesquisa: quais fatores mediadores estão presentes e em que extensão é percebida sua influência na efetivação de parcerias entre U-E para o estabelecimento de projetos de P&D colaborativos em um CT associado a uma universidade pública federal brasileira? Para tal, utiliza-se como estratégia metodológica para a coleta de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas com aplicação de questionário semiaberto com agentes envolvidos no estabelecimento de relações entre U-E. As entrevistas foram feitas com colaboradores de empresas parcerias do CT atuais e potenciais , pesquisadores do CT e um grupo-controle com pessoas atuantes nos processos de consolidação de projetos de P&D colaborativos. A coleta e análise de dados envolveu a utilização de Método de Kano adaptado ao contexto de relações entre U-E. Como principais resultados deste estudo foi possível perceber que fatores mediadores relacionados à forma de se relacionar e interagir entre os indivíduos (relação de confiança, compartilhamento de informações além do projeto, interlocutores da empresa e da universidade, negociações contratuais), bem como aqueles relacionados à competência técnico-científica do grupo da universidade (reputação e repercussão, histórico dos trabalhos já realizados), são críticos para o estabelecimento de projetos de P&D colaborativos entre U-E. No entanto, as entrevistas realizadas apontaram que a influência atribuída pelas empresas aos fatores mediadores relacionados a aspectos tácitos e interpessoais para o estabelecimento desses projetos é consideravelmente maior que a considerada pela universidade, o que remete a uma potencial subestimação da importância desses fatores pelos últimos. A partir de tais constatações, bem como da utilização de 2 métodos e técnicas não convencionais para a área de estudo, o presente trabalho visa não somente contribuir para o enriquecimento de pesquisas mais amplas na área de relações interinstitucionais e outros contextos de inovação aberta, mas também agregar tal diferencial competitivo à dinâmica da constituição de parcerias para projetos de P&D junto ao CT estudado e, mais amplamente, para a formação de mais e melhores parcerias entre U-E no Brasil
Abstract: In a knowledge-based economy, universities are increasingly seen as strategic partners by companies that need to innovate to ensure long-term prosperity. Due to that, interaction mechanisms between Universities and Enterprises (U-E), such as collaborative Research and Development (R&D) projects, emerge as ways of promoting this interface. However, the execution of a R&D project is only one phase of the collaboration process, since much must be done to make it happen. Aware of the criticality of the prior phases to the execution of R&D projects for the establishment of U-E partnerships, the main goal of this study is to answer the following question, through a Technology Center (TC) perspective: which mediating elements are present and how is their influence perceived in the effectiveness of U-E partnerships, for the establishment of collaborative R&D projects in a TC of a federal public university? With the purpose of answering this question, semi structured interviews with questionnaire were made as methodological strategy. The interviews were carried out with collaborators of current and potential enterprise partners, TC researches and people related to consolidation of R&D collaborative projects. Data collection and analysis used an adaptation of Kano´s Method to the context of U-E relationships. Results has shown that mediating elements related to the way of interaction among individuals such as trust, share information beyond the project, company and university champions, contractual negotiations , as well as those related to the university group technical and scientific competences reputation and repercussion, finished projects, among others are critical to collaborative R&D projects between the U-E exist. However, interviews indicated that for the establishment of these projects, the influence and importance attributed by the companies to mediating elements related to interpersonal aspects is considerably higher than that considered by the university. Based on these findings, as well as the use of unconventional methods and techniques in this study field, this paper aims to enrich studies in interinstitutional relations field and other open innovation contexts. Moreover, it intends to contribute to the establishment of R&D collaborative projects at the present TC, and broadly, for setting up more and better U-E partnerships in Brazil
Subject: Inovação
Pesquisa
Universidade empresa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDRSAF
Issue Date: 13-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_raissa_guerra_resende.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.