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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A prática da formação de uma cultura acadêmicaempreendedora: aprendizados acumulados a partir daexperiência de um instituto nacional de ciência e tecnologia
Authors: Priscila Maria Teixeira Goncalves de Souza
First Advisor: Rochel Montero Lago
First Co-advisor: Jonathan Simoes Freitas
Abstract: INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) são atualmente considerados os projetos em rede nacional mais complexos de áreas estratégicas que envolvem grandes volumes de recursos públicos. Apesar da geração relevante de conhecimento e formação de recursoshumanos, esses INCTs tem resultado em pouca inovação tecnológica efetivamente. Nesse trabalho, foi realizada uma reestruturação do INCT Midas de forma a incorporar efetivamente elementos de inovação e empreendedorismo. Das diversas ações planejadas, serão apresentados aqui dois programas: o Laboratório de Negócios Midas (LNM) e os Eventos (minicursos e workshops) de Empreendedorismo Tecnológico, que envolveram diferentes instituições de pesquisa do Brasil. O LNM foi um programa de pré aceleração de tecnologias ambientais, realizado em parceria com a Biominas Brasil cujo público alvo foram discentes e docentes participantes do INCT que inscreveram seus projetos de pesquisa. Foram 42 tecnologias inscritas das áreas de novos materiais, remoção de contaminantes, valoração da glicerina, novos processos, valoração de resíduos e utilização da biomassa. Selecionou-se 10 tecnologias que participaram ao longo de três meses de etapas presenciais e à distância, utilizando diferentes ferramentas de negócios com o objetivo de criação de spin-offs acadêmicas ou licenciamento. Os Eventos de Empreendedorismo Tecnológico foram estruturados de acordo com os programas mais modernos de ensino de empreendedorismo, ajustando conteúdos para tempos de 4-12 h e foram ofertados nas seguintes instituições e eventos UFMG, 69a SBPC (UFMG), 19o CBCat (UFOP), XXXI ERSBQ (UNIFEI), UFRN, Cidade Empreendedora (UFRN), UFSC, 41o Reunião Anual da SBQ (Foz do Iguaçu), Semana do Químico (UFU). Neste trabalho são compartilhadas as estruturas e funcionamento desses programas, suas execuções e principais aprendizados visando a possibilidade de replicação em outros INCTs. Alguns dos impactos observados a partir desses programas foram: desenvolvimento de ferramentas/conteúdos,definição do modus operandi para um programa de pré-aceleração à distância, desenvolvimento de conteúdos, promoção da cultura empreendedora, desenvolvimento de habilidades interpessoais dos participantes acadêmicos, conexões de professores e alunos com atores do ecossistema empreendedor e investidores gerando oportunidades de criação de spin-offs acadêmicas e de TT
Abstract: INCTs (National Institutes of Science and Technology) are currently considered the most important national network research projects in strategic areas with large amounts of public resources. Despite the relevant knowledge generation and human resources training, theseINCTs have resulted in very limited technological innovation. In this study, a restructuring of INCT Midas was carried out in order to effectively incorporate elements of innovation and entrepreneurship. From the different planned actions, two programs are presented here: theMidas Business Laboratory (LNM) and the Technological Entrepreneurship Events (short courses and workshops), which were applied in different research institutions in Brazil. The LNM was a pre-acceleration program for environmental technologies, carried out in partnership with Biominas Brazil, whose target audience were students and professors related to the INCT Midas. In the LNM program 42 technologies in the areas of new materials, contaminants removal, glycerin treatment, new processes, waste assessment and biomass utilization participated in the initial stage. 10 technologies were selected and joined the program during three months of face-to-face and remote stages, using different business tools to create academic spin-offs or licensing. The Events of Technological Entrepreneurship were structuredaccording to the most modern programs of entrepreneurship education, adjusting contents for times of 4-12 h and were offered in the following institutions and events UFMG, 69th SBPC (UFMG), 19th CBCat (UFOP), XXXI ERSBQ (UNIFEI), UFRN, Cidade Empreendedora (UFRN), UFSC, 41st Annual Meeting of the SBQ (Foz do Iguaçu), Chemist Week (UFU). This study shares the structures and operation of these programs, their executions and main learnings aiming at the possibility of replication in other INCTs. Some of the impacts observed from these programs were: tool / content development, definition of the modus operandi for a preacceleration non-presential program, content development, entrepreneurial culture promotion, development of interpersonal skills of academic participants, teacher and students connections to the entrepreneurial ecosystem stakeholders generating opportunities to create academic and TT spin-offs.
Subject: Inovação
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
Empreendedorismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BDRVF7
Issue Date: 28-Feb-2019
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