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dc.contributor.advisor1Frederico Rodrigues Borges da Cruzpt_BR
dc.contributor.referee1Anderson Ribeiro Duartept_BR
dc.contributor.referee2Paula de Campos Oliveirapt_BR
dc.creatorRenato de Almeida Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T16:43:58Z-
dc.date.available2019-08-13T16:43:58Z-
dc.date.issued2011-09-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ICED-8R8NB2-
dc.description.abstractThe traffic models must be detailed enough to capture the fundamentaldetails involved. Also these models must be simple enough to fit well intoan optimization framework. In this dissertation we investigate a traffic assignment model, the classical System Optimum (SO) model, which is based on finite queueing networks. The queueing model chosen represents quite well those situations with congestion effects in which the speed of an user decays with the increase of the number of users simultaneously in the system. We obtained results with and evolutionary heuristics that indicated that the traffic assignments make sense and are robust.pt_BR
dc.description.resumoOs modelos de tráfego precisam ser detalhados o suficiente para capturar as sutilezas fundamentais envolvidas. Precisam tamb´em ser simples o bastante para se enquadrarem bem em um arcabou¸co de otimização. Nesta dissertação investigamos um modelo de atribuição de tráfego de veículos, o clássico modelo do ótimo do sistema (do inglês, system optimum), baseado em filas finitas configuradas em redes. O modelo de filas utilizado representa satisfatoriamente situacoes de congestionamento, isto é, situações em que a velocidade de um usu´ario decai com o aumento do n´umero de usuários simultaneos no sistema. Obtivemos resultados com uma heurýstica do tipo evolucionária que indicaram que as atribuições de tráfego produzidas são coerentes e robustas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes de filaspt_BR
dc.subjectFilas finitaspt_BR
dc.subjectÓtimo do sistemapt_BR
dc.subjectSistemas estocásticospt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.titleAlgoritmos para atribuição de tráfego em redes de filas finitas dependentes do Estadopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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