Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9K9JXG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mosaico de áreas protegidas do Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral, Minas Gerais e os desafios para sua efetividade
Authors: Gabriel Carvalho de Ávila
First Advisor: Bernardo Machado Gontijo
First Referee: Maria Auxiliadora Drumond
Second Referee: Alexsander Araújo Azevedo
Abstract: Um dos caminhos para viabilizar a gestão participativa do território e a integração de unidades de conservação - UCs próximas, contíguas ou sobrepostas é através da instituição de mosaicos. Diversos Mosaicos já foram criados em nosso país havendo grande disparidade no grau de implantação destes, reflexo de vários fatores tais como: disponibilidade de recurso financeiro; comprometimento e envolvimento das agências públicas, de ONGs e da sociedade civil em alavancar a proposta; adesão e apoio das equipes de UCs envolvidas, dentre outros. Em 2010 foi instituído o Mosaico do Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral o qual possui UCs das três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. O Mosaico do Espinhaço está em um nível muito basal de implantação e necessita de análises objetivas no sentido de dar subsídios ao seu processo de implementação, evitando-se assim que este projeto seja abandonado. Diante disto, esta pesquisa objetivou: caracterizar o cenário socioambiental da região do Mosaico do Espinhaço; avaliar a efetividade de gestão das UCs do Mosaico e identificar as principais ameaças à conservação; analisar o impacto de criação do Mosaico na participação social e na gestão das UCs, através da visão dos gestores destas; e identificar as linhas temáticas e alvos de atuação preferenciais que possibilitem o avanço da proposta. Para tanto uma análise quali-quantitativa foi realizada apoiando-se na pesquisa bibliográfica e documental, na aplicação de ferramenta de medição da efetividade de gestão das UCs do Mosaico (Tracking Tool), e questionário com os gestores de UCs envolvidos. A presente pesquisa produziu um documento de referência com dados sobre o território do Mosaico do Espinhaço, com informações de suas UCs, seu grau de implantação, carências e ameaças. Identificou-se, segundo a impressão dos gestores, de modo geral, o baixo impacto do Mosaico na melhoria da gestão das UCs e no favorecimento à participação social. Concluiu-se que para cumprir seu papel, o Mosaico deverá buscar sustentabilidade financeira de sua equipe e apoiar também a busca por garantia e suficiência de recurso financeiro para as UCs envolvidas. O Mosaico necessita ainda avançar no trabalho de temas com maior reflexo na gestão das UCs e na facilitação da participação social. Para tanto é desejável que haja uma reformulação profunda no planejamento estratégico do Mosaico, com vista ao atendimento às questões supracitadas, uma vez que as mesmas não são atendidas pelo atual formato do seu plano.
Abstract: One way to facilitate participatory management of land and make the integration of near, contiguous or overlapping Protected Areas (PAs) is through the institution of Mosaics. Several mosaics have already been created in our country. However, there is great disparity in the implementation level of these, result of several factors such as availability of financial resources, commitment and involvement of public agencies, NGOs and civil society in improving the proposal; adhesion and support of the staff of Protected Areas, among others. In 2010 was established the Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral Mosaic which has PAs of the three spheres of government control: Federal, State and Municipal . The Espinhaço Mosaic is in a very basic level of implantation and requires objective analysis in order to give subsidies to its implementation process, avoiding that thus this project to be abandoned. So, this study aimed to characterize the social and environmental setting of the region of Espinhaço mosaic; evaluate the effectiveness of the mosaic PAs management and identify the main threats to conservation; analyze the impact of the create of the Mosaic in the social participation and management of PAs, through the vision of their managers; and to identify the thematic lines and targets of preferential activities that enable the advance of the proposal. For this a quantitative-qualitative analysis was performed by relying on literature and documents. There was also applied a tool to measure the management effectiveness of PAs in the Mosaic (Tracking Tool) and a questionary with the managers of the PAs. This research produced a reference document with data about the territory of the Espinhaço Mosaic, with information of its PAs, its level of implementation, its needs and threats. It was identified, according to the managers impression, that in general, the mosaic has low impact in the management improving of PAs and in fostering social participation. It was concluded that to fulfill its role, the mosaic should seek for financial sustainability of its staff and also support the search for warranty and sufficiency of financial resources for the PAs involved. The Mosaic still needs to work subjects with greater reflex in the management of the PAs and facilitate of social participation. Therefore, it is desirable to have a major overhaul in the Mosaic strategic planning in order to meet the above issues, since they are not met by the current layout of its planning.
Subject: Proteção ambiental
Espinhaço, Serra do (MG e BA)
Áreas de conservação de recursos naturais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9K9JXG
Issue Date: 12-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
gabriel_carvalho_de__vila_disserta__o.pdf29.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.