Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9NBQ9P
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Evolução da rede de localidades centrais na Bahia nos séculos XIX e XX: permanências, complexidades e amadurecimento
Autor(es): Gil Carlos Silveira Porto
primer Tutor: Ralfo Edmundo da Silva Matos
primer miembro del tribunal : Marly Nogueira
Segundo miembro del tribunal: Carlos Fernando Ferreira Lobo
Tercer miembro del tribunal: Adriano Bittencourt Andrade
Cuarto miembro del tribunal: Maria Auxiliadora da Silva
Resumen: Esta tese analisa a evolução da rede urbana da Bahia ao longo dos séculos XIX e XX. Para sua construção, foi necessário apropriar-se do referencial teórico e metodológico da Geografia Histórica e aprofundar o entendimento acerca da categoria rede geográfica e da variável migrações, uma vez que se objetivou relacionar os efeitos dos fluxos populacionais e do tamanho do contingente demográfico na estruturação da rede. Partiu-se do princípio que a atual rede de localidades centrais da Bahia é um produto histórico, o que orientou a busca para identificar em quais subperíodos de tempo esses assentamentos passaram a ocupar posição de destaque na organização espacial urbana. A pesquisa foi ampliada objetivando entender também quais foram as principais condicionantes que impactaram a função que cada centro desempenhou e desempenha na rede de interações baianas. Para tanto, inicialmente foi consultada fonte secundária o estudo denominado Regiões de Influência das Cidades (REGIC), produzido pelo IBGE e publicado em 2007 no qual foram identificados os principais municípios-polo comandados por Salvador na atualidade. Então, para se descobrir o grau de centralidade pretérita de cada um deles, foi necessário leitura, análise e interpretação de mapas antigos, de relatórios dos presidentes da província da Bahia, de livros, artigos e de resultados dos censos realizados no Brasil desde 1872. Assim, concluiu-se que a atual rede de localidades na Bahia já apresentava considerável grau de organização na primeira metade do Oitocentos, e ainda mantinha forte vinculação com a estrutura física territorial. No entanto, a chegada dos trilhos, no final do século XIX, e das rodovias, na segunda parte do século XX, introduziu novas dinâmicas na estrutura espacial do estado, o que intensificou a dispersão populacional interna e externa, promoveu mudanças nas atividades produtivas regionais e deu luminosidade a um grupo de assentamentos humanos distribuídos para além do Recôncavo Baiano e da faixa litorânea. Já no final do século XX, a Bahia integra-se a uma economia globalizada, período que também ficou marcado pelo amadurecimento da rede urbana estadual, pelo alto grau de urbanização municipal e pelo início da diminuição do comando absoluto de Salvador, que desde sua fundação tem sido o polo central dessa rede.
Abstract: This thesis examines the development of the urban network of Bahia through the 19th and 20th centuries. For its construction, it was necessary to appropriate the theoretical and methodological framework of Historical Geography and deepen the understanding of the category geographic network and of the variable migration, since the objective was to relate the effects of population flows and the size of the population quota in structuring the network. It was assumed that the current network of the central locations of Bahia is a historical product, which guided the search to identify sub-periods of time in which these settlements came to occupy a prominent position in the urban spatial organization. The search was expanded also aiming to understand what were the main constraints that impacted the role each center played and plays in the Bahia´s network interactions. For this purpose, initially was consulted a secondary source - a study called Areas of Influence of Cities (REGIC), produced and published by IBGE in 2007 - in which the main hub-municipalities led by Salvador today were identified. So, to find out the degree of past centrality of each one, it was required reading, analyzing and the interpretation of old maps, reports of the province of Bahia´s presidents, of books and articles, and results of censuses in Brazil since 1872. Thus, it was concluded that the current network of locations in Bahia already had a considerable degree of organization in the first half of the nineteenth century, and still maintained strong ties with the territorial physical structure. However, the arrival of the rails, in the late nineteenth century, and of the highways, in the second part of the twentieth century, introduced new dynamics in the spatial structure of the state, which has intensified the internal and external population dispersion, induced changes in regional productive activities and gave light to a group of human settlements spread beyond the Recôncavo Baiano and the coastal strip. At the end of the twentieth century, Bahia was part of a globalized economy, and the period was also marked by the maturation of the urban network, the high degree of municipal urbanization and the beginning of the decrease in absolute command of Salvador, which since its founding has been the main and the central hub of this network.
Asunto: Bahia  Geografia histórica
Migração  Bahia 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9NBQ9P
Fecha del documento: 25-abr-2014
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_gil_carlos_silveria_porto.pdf6.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.