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http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9NZTAZ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | "Cerrado em quadrinhos": experiências e contribuições para o ensino de Geografia |
Autor(es): | Evandro Alves |
Primeiro Orientador: | Bernardo Machado Gontijo |
Primeiro membro da banca : | Daniel Leal Werneck |
Segundo membro da banca: | Rogata Soares Del Gaudio |
Terceiro membro da banca: | Ricardo Ferreira Ribeiro |
Resumo: | As representações gráficas acompanham o homem desde o começo de sua caminhada pela terra. Durante o decorrer das eras essas representações foram se diversificando, mudando e tomando diversas formas. Deste modo transformaram-se em pinturas sofisticadas, peças de tapeçaria, cartas cartográficas, gravuras, dentre outras representações gráficas que a humanidade produziu ao longo dos séculos. Evoluíram. Neste contexto, podemos colocar as histórias em quadrinhos como, ao lado do grafite e das pichações, irmãs mais novas e populares dessas representações gráficas. Uma das características marcantes das histórias em quadrinhos é a sua capacidade de usar seu potencial narrativo para retratar os mais diversos temas, sejam eles reais ou não. Assim as histórias em quadrinhos tem a capacidade de nos transportar através de sua leitura tanto para as areias vermelhas de Marte, quanto para uma vereda perdida no fundo de qualquer sertão. Elas podem nos fazer rir, chorar, pensar, tudo isso no clarão do acontecer de um mesmo momento... Pois não respeitam muito as fronteiras da lógica e da razão. Mesmo quando tratam da realidade conseguem dar um jeito de flertar com o impossível. Inventam outros nomes e sensações para o real. Brincam de acontecer só depois da curva; nascem de cabeça para baixo só para contar a estória de outra maneira se reinventam no terreno baldio do pensamento. E é nesse terreno-linguagem que se fincam as raízes profundas e tortas dessa dissertação. Profundas e tortas, porque são como as árvores do Cerrado, as quais o presente trabalho quer dar visibilidade - mostrar suas belezas e seu calvário. Discutir as invisíveis mazelas, as quais são submetidos o bioma e também os povos que tradicionalmente o ocupam. Deste modo, utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos, pretende-se discutir e evidenciar as questões socioambientais do bioma no âmbito do ensino de Geografia - utilizando uma abordagem transdisciplinar. |
Abstract: | Graphic representations follow humanity since the beginning of its journey through Earth. During the course of ages, these representations diversified, changing and taking different forms, transformed into sophisticated paintings, tapestries, cartographic charts, engravings, among other graphic representations produced by humankind over the centuries. Evolved. In this context, we consider comics and graffiti as most popular younger sisters of these graphical representations. One of its remarkable features is the ability to use its narrative potential to portray a wide variety of themes, whether real or not. Comics have the ability to carry us through its reading to the red sands of Mars or to a lost water path at the bottom of a hinterland. Comics can make us laugh, cry and think all at the same time... as it doesnt really respect the boundaries of logics and reason. Even when dealing with reality comics can find a way to flirt with the impossible. Creates other names and sensations for reality. Play the unexpected; born upside down just to tell the story otherwise - reinvented in the vacant lot of thought. This is the plot-language ground where this dissertation has deeply planted its bent roots. Deep and bent like Cerrados trees which this work aims to give sight to show its beauties and Calvary. Discuss the invisible ills to which the biome and people who traditionally occupy the Cerrado are exposed to. Thus, using the language of comics, it aims to discuss and highlight the socio-environmental issues of the biome in the teaching of Geography - using a transdisciplinary approach. |
Assunto: | Histórias em quadrinhos Brasil Cerrados Brasil Geografia Biodiversidade Conservação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/IGCC-9NZTAZ |
Data do documento: | 20-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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