Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9GGHWZ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise da efetividade ambiental da reserva legal no município de Uberlândia - MG, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento
Autor(es): José Irley Ferreira Júnior
Primeiro Orientador: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
Primeiro membro da banca : Marcos Antonio Timbo Elmiro
Resumo: Com o advento dos Sistemas de Informação Geográfica - SIG, as análises espaciais/ambientais têm ganhado qualidade e agilidade. Esta tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente. No contexto brasileiro não tem sido diferente, a área ambiental tem se aproveitado desta ferramenta para o cumprimento de objetivos como o mapeamento de Unidades de Conservação, Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais entre outros. Referente à Reserva Legal, elencada pelo Código Florestal Brasileiro Lei 12.651/2012 e a Lei de Proteção a Biodiversidade do Estado de Minas Gerais (MG) Lei 14.309/2002, esta se, mostra como uma forma de conservação e reabilitação dos processos ecológicos, da biodiversidade, ao abrigo e proteção de fauna nativa e caracteriza-se como um importante instrumento para a preservação ambiental. Considerando a relevância desta política de conservação, o objetivo deste trabalho trata de investigar a efetividade ambiental da Reserva Legal, no Município de Uberlândia MG através de técnicas de Sensoriamento Remoto, principalmente análise temporal, e Geoprocessamento. Este município foi escolhido devido à degradação ambiental causada pela agropecuária e empreendimentos industriais de outros setores. No trabalho são desenvolvidas análises de imagens NDVI Normalized Difference Vegetation Index, geradas a partir de imagens dos satélites TM-LANDSAT 5 e 8, dos anos de 2003 à 2013, intercalando em períodos de 2 anos. Também é feita a classificação automática de imagens, quantificação das classes geradas para verificação do uso da terra. É utilizado arquivo vetorial de pontos contendo a localização das Reservas Legais e as respectivas datas de averbação. Constatou-se o recuo da vegetação dentro do período citado usando os produtos gerados pelo NDVI e classificação das imagens, levando em consideração a data de averbação das Reservas Legais. A política de preservação ambiental objetivada pela Reserva Legal mostrou que sua manutenção é importante para a continuidade dos maciços florestais, todavia é necessário o monitoramento adequado para garantir sua efetivação.
Assunto: Solo  Uso  
Política ambiental
Landsat (Satelites)  
Monitoramento ambiental  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9GGHWZ
Data do documento: 4-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Geoprocessamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_final_geoprocessamento_2013_jose_irley.pdf4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.