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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelagem da cobertura do solo urbano no Vetor Norte da RMBH e projeções de cenários futuros considerando as novas infraestruturas viárias previstas
Authors: Daniel Martins Sampaio
First Advisor: Marcos Antonio Timbo Elmiro
First Co-advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
First Referee: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
Second Referee: Sergio Donizete Faria
Third Referee: Helder Lages Jardim
Abstract: O aquecimento econômico observado nos últimos anos vem interferindo no modelo de ocupação urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Neste contexto econômico, a valorização da terra aliada à atuação do mercado imobiliário tem contribuindo para uma acelerada ocupação urbana no Vetor Norte da RMBH. Daí surge uma preocupação de como preservar os recursos naturais, que são condição fundamental para a qualidade de vida da sociedade, e manter o crescimento urbano na região. Além da ação do mercado imobiliário, a expansão urbana no Vetor Norte, vem sofrendo influências de grandes obras públicas previstas e já implantadas na área, tais como o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto-Indústria, a Linha Verde e o Centro Administrativo de Minas Gerais. Este estudo teve como objetivo elaborar um modelo de dinâmica de cobertura do solo para simular cenários de expansão urbana no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e verificar as influências espaciais da implantação de infraestruturas de acessibilidade previstas neste espaço, com um horizonte preditivo para o ano 2031. Utilizando técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e modelagem, foi possível identificar que as maiores mudanças do solo urbano, ocorreram nas porções noroeste e leste do Vetor Norte. De 13 (treze) variáveis explicativas testadas no modelo de expansão urbana, duas tiveram destaque em relação ao potencial de explicação baseado no modelo V de Cramer: as Áreas com ocorrência de mudança de cobertura do solo entre 2001 e 2006 apresentando um índice de 0,3741 e a Distância de centros urbanos e comerciais existentes com um índice de 0,3532. As variáveis utilizadas foram testadas e o modelo de predição de mudança de solo urbano alcançou um índice de acurácia de 82,61% proporcionando a elaboração de um cenário projetado para o ano base 2011. Este cenário foi validado com o mapeamento realizado na imagem de satélite da mesma data é apresentou um índice de acerto de 92,60%, com 7,40% atribuídos a erros de comissão. Após esta análise, foram elaborados três cenários preditivos para 2031, onde verificou-se que a maior tendência de mudança de cobertura do solo urbano poderá ocorrer em parte dos municípios de Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luzia. Conclui-se que a análise desenvolvida contribui para o estudo e a aplicação de políticas públicas eficientes para ordenar a expansão urbana prevista.
Abstract: The economic boom in recent years has been interfering in the model of urban settlement in the Metropolitan Region of Belo Horizonte (RMBH). The valuation of the Land led the real state market to push the urban occupation toward the Northern sector of the RMBH. Thus it arises a concern of how to conserve natural resources, which is a critical condition to the society's quality of life, and maintain urban growth in the region. Besides the action of the real state market, the urban expansion in the Northern sector, has taken influences from large public works planned and already implemented in the area such as, the Tancredo Neves International Airport, the Airport-Industry, the Linha Verde and Administrative Center of Minas Gerais. This study aimed to model the dynamics of groundcover in order to predicts scenarios of urban growth within the northern sector Belo Horizonte Metropolitan Region (RMBH), therefore investigate the spatial influence of the planned transportation infrastructure with a foreseen horizon for the year 2031. Using GIS techniques, remote sensing and data modeling enabled to identify the urban areas located in northwest and east of Northern Sector of RMBH were land changes were more intense. The variables employed in the model were tested and prediction model of landuse change reached 82.61% accuracy providing the elaboration of a scenario to 2011. Given a set of thirteen explanatory variables tested in the model of urban expansion, two were strong related to the potential of explanation based on the model of V de Cramer V: Areas with the occurrence of a change in groundcovers between 2001 and 2006 presenting an index of 0,3741 and the Distance from existing urban and commercial centers with an index of 0.3532. The variables employed in the model were tested and prediction model of land changes reached 82.61% accuracy providing the elaboration of a scenario to 2011. This scenario was validated based on 2011 satellite image and presented 92.60% accuracy and 7.40% of commission error. Next, three predictive scenarios were simulated for 2031. Findings pointed to a strong tendency of urban groundcover changes occur in part of the municipalities of Ribeirao das Neves, Sao Jose da Lapa, Santa Luzia and Vespasiano. As conclusion, this investigation can contribute to elaboration and application of public policies necessary for supporting urban growth.
Subject: Geoprocessamento 
Modelagem de dados  Aspectos ambientais
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) 
Geociências  Sensoriamento remoto 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9QBMA8
Issue Date: 27-May-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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