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http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9UXNUC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braulio Magalhaes Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Antonio Henrique Almeida Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T07:30:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T07:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9UXNUC | - |
dc.description.resumo | A bicicleta, veículo não motorizado, contribui para o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, hoje uma problemática das grandes metrópoles. Este veículo é isento de automotor e apresenta particularidades de dispersão no espaço urbano. As rotas de viagem desenvolvidas de bicicleta relacionam-se às individualidades do ciclista e as características do meio. No intuito de investigar as relações espaciais de rotas de bicicleta, o presente trabalho coletou, através de entrevistas, dados e trajetos regulares de ciclistas de um grupo focal, omovimento Massa Crítica de Belo Horizonte. Após vetorização, tabulação e georrefereciamento das rotas em base cartográfica de vias públicas, produziu-se uma hierarquia de densidade de linhas em sobreposição. Esta densidade de rotas foi sobreposta aos dados geográficos de declividade e estrutura cicloviária da área de estudo, atributos estesespacializados e processados no Sistema de Informações Geográficas a partir de técnicas em geoprocessamento. Como resultado, foram expostas as diferenças de utilização das vias, suas relações com as declividades de rampas e com as tipologias cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas e ciclovias sobre calçadas). Pode-se destacar neste resumo a observação de maior concentração de rotas na região central; canalização de rotas em vias de menor declividade; diferenças de utilização da estrutura cicloviária; alta atração de rotas para uma das tipologias de ciclovia segregada. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento urbano Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject.other | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | A bicicleta como meio de transporte: mapeamento temático de rotasusadas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Geoprocessamento |
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