Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9VDRDW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Classificação de Imagens por Sensoriamento Remoto: Análise Comparativa das Metodologias Pixel-a-Pixel e Segmentação por Região
Autor(es): Vitor Malsa da Silva
primer Tutor: Ursula Ruchkys de Azevedo
primer Co-tutor: Eric Oliveira Pereira
primer miembro del tribunal : Maria Marcia Magela Machado
Resumen: O uso de imagens de satélites de sensoriamento remoto tem sido amplamente aplicado em projetos de mapeamento de uso do solo. Apontada como uma das alternativas viáveis para para mapeamentos do uso da terra, a classificação de imagens tem se apresentado como uma técnica de grande contribuição no que diz respeito à otimização de tempo na produção e ao ganho de qualidade dos produtos cartográficos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é comparar os resultados da classificação de imagens do satélite RapidEye com resolução espacial de 5 metros, da região do entorno do Parque Estadual Serra Verde/MG a partir de três métodos de classificação: Distância Euclidiana, Máxima Verossimilhança e Bhattacharya. Após realizado o pré-processamento, passou-se à coleta de amostras das classes para o mapeamento do uso do solo, tais como: Mata, Vegetação aberta, Solo exposto, Água, Área construída e Via asfaltada. Nas etapas seguintes, realizou-se a classificação, a avaliação de cada classificação e os parâmetros estatísticos. Observou-se que o método MaxVer apresentou os melhores resultados, contudo, demonstrou confusão entre classes solo exposto e área construída. O resultado obtido com o classificador Distância Euclidiana manteve melhor consistência nas áreas próximas das amostras de treinamento, porém superestimou a existência de classes em regiões não amostradas. Finalmente, o algoritmo de classificaçãoBhattacharya apresentou imperfeições, não identificando elementos da área de estudo pertencentes à classe Mata.
Asunto: Sensoriamento remoto  
Classificação
Processamento de imagens  
Algoritmos  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9VDRDW
Fecha del documento: 3-dic-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Geoprocessamento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vitor_mals__da_silva.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.