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Type: Dissertação de Mestrado
Title:  Modelagem de dados geográficos para a definição do corredor do rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte: o caso da Alça Sul
Authors: José Irley Ferreira Júnior
First Advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
First Co-advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Referee: Marcelo Tuler de Oliveira
Second Referee: Renato Guimarães Ribeiro
Third Referee: Marcelo Antonio Nero
Abstract: Medidas de planejamento em transporte no Brasil não são atuais. O desafio de desenvolver uma malha de transportes no interior do país teve início durante o período colonial, ainda com apoio de técnicas rudimentares de planejamento e de implementação dos projetos. No cenário atual, embora o planejamento de transportes esteja apoiado por recursos informatizados, o processo de decisão depende exclusivamente de operações e interpretações manuais. O processo tem se mostrado frágil e deficiente quando confrontado com a demanda atual das políticas pública, de transportes e ambiental. O recente crescimento econômico do país mobilizou o desenvolvimento de projetos de infraestrutura de transportes, em sua ampla maioria implementados sem a preocupação com o emprego de técnicas de planejamento adequadas às políticas vigentes no país. Visando oferecer produtos e processos mais abrangentes como suporte ao planejamento de transportes, a comunidade acadêmica tem se debruçado nas últimas décadas no aperfeiçoamento de modelos de suporte a decisão com base em geoprocessamento, ampliando o tradicional espectro das análises de custo-benefício para análises complexas de estudos de viabilidade e cenários preditivos. O desafio do planejamento tem sido a busca por soluções eficientes e sustentáveis que promovam o projeto da infraestrutura de transporte através do equilíbrio entre os interesses divergentes da perspectiva de proteção ambiental, de planejamento urbano, da economia regional, resguardando questões chave como a eficiência logística e a segurança. Este trabalho aborda uma investigação realizada junto a um projeto vigente do Rodoanel-Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A proposta integra inteligência geográfica na modelagem de soluções para a modernização do processo de planejamento de transportes. O objetivo foi desenvolver uma solução multivariada, recorrendo a 21 variáveis organizadas em 4 cenários, sendo: Biofísico, Mercadológico/Suporte Logístico, Restrições Ambientais e Socioeconômico. A solução apresenta um modelo que agrega análise multicriterial, apoiada na técnica Analytic Hierarchy Process (AHP), a um Sistema de Informação Geográfica (SIG) e aplicativo de Modelagem. A área de estudo apresenta terreno com declividade elevada, contém unidades de conservação ambiental, concentra áreas rurais e áreas com densidade populacional elevada, possui importantes parques industriais e áreas de interesse minerário, e engloba a conexão entre a BR040 e a BR381, duas das mais movimentadas rodovias do estado. A região tem sido alvo de fortes vii pressões e conflitos de interesse pela necessidade de expansão urbana, simultaneamente, de proteção ambiental, onde as autoridades de transporte admitem a necessidade de uma solução logística para aliviar o então saturado anel rodoviário da RMBH. Os resultados mostram que a abordagem pode automatizar de forma segura o projeto dos corredores de viabilidade com excelente qualidade através da combinação de grande volume de dados e com a participação de um grande número de atores no processo de planejamento. O modelo desenvolvido demonstrou que é possível trabalhar com transparência, uma vez que os dados, as variáveis e as regras devem ser claros e explícitos para facilitar a discussão entre os atores do processo. O modelo também evidenciou que é possível calcular cenários preditivos proporcionando uma visão detalhada das várias condicionantes compreendidas no projeto rodoviário, antes da efetiva fase de construção.
Abstract: The transportation planning process is not recent in Brazil. The challenge in extend the transportation infrastructure inward the country was originated during the colony era, which employed rudimentary techniques for planning and construction. Today, besides the transportation planning is been supported by computational resources, the decision making process relies on the dependency for manual operation and interpretation. This process is fragile and deficient when facing the current public, transportation and environmental policies. The recent economic growth in Brazil pushed the country to develop transportation infrastructure projects, most of them implemented without concerning techniques of planning that meet the existing policies. In order to address broad solutions to transportation planning, in the past decades researchers have devoted their attention to create and enhance decision support framework coupled to geospatial intelligent models, aiming to expand the traditional spectrum of cost-benefit analyzes for complex assessments of feasibility and predictive scenarios. Thus, the challenge is to provide an efficient and sustainable transportation solution that balances divergent interests from environmental protection, urban planning and regional economic development, regarding transportation efficiency, logistic and safety. The present work addresses an investigation conducted along to an alive project of metropolitan bypass in Belo Horizonte-Brazil. The objective was to develop a multivariate solution that used 21 variables organized in 4 scenarios: Biophysical, Market_&_Logistics supportive, Socioeconomic and Environmental Limitations. The solution presented a model that integrates a framework for multicriteria decision making, developed using Analytic Hierarchy Process, a Geographic Information System and a platform for geospatial modeling. It enabled to compute a diversity of scenarios derived from concurrent-divergent values and opinions. The study area presents steep terrain, conservation areas and environmental sensitive areas, intermixes rural and developed areas that contain key important industries and mineral prospection sites. The region also encapsulates the junction of BR040 and BR381, two of the most important intestate highways in the state, where pros and cons issues have forced transportation authorities to present a logistic solution to replace the outdated-saturated bypass and junction of interstates highways. ix Findings show the approach can automate the delivery of corridors projects with outstanding quality by combining high volume of data and values. Due to the transparency of the data, variables and rules, the model provides a highly adaptable and transferable solution. The model outputs outstanding graphics and quantitative reports that match the rigor of the highway design. The model can compute predictive scenarios, therefore provided basis for a detailed ground environmental impact analysis and basis for mitigation plan prior to engineering construction phase take place.
Subject: Processo decisório por critério múltiplo
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) 
Sistemas de informação geografica 
Transporte  Planejamento 
Modelagem de dados 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-AAYPFA
Issue Date: 23-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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