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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelagem baseada em agentes como ferramenta de análise da operação florestal de Baldeio
Authors: Kelen Karla Reis Oliveira Moreira
First Advisor: Ricardo Alexandrino Garcia
First Co-advisor: Britaldo Silveira Soares Filho
First Referee: Gustavo Eduardo Marcatti
Second Referee: Marcelo Antonio Nero
Abstract: Ao longo dos últimos anos, o planejamento eficiente das operações florestais envolvidas no processo de produção da madeira permitiu que o setor conquistasse importantes avanços técnicos, operacionais e, sobretudo, de produtividade. Entretanto, o crescente aumento de custos tem despertado o setor para a necessidade de buscar novas ferramentas, que objetivem a racionalização de recursos e a minimização dos impactos ambientais. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver, através de ferramentas de modelagem espacial, um modelo de simulação baseado em agentes (MBA) capaz de analisar a atividade de baldeio de madeira, presente em operações de colheita florestal de eucalipto, com base em critérios pré-estabelecidos que visam otimizar o desempenho de três importantes componentes da atividade de baldeio, ligadas ao principal agente do processo: os tratores florestais forwarders. Estes componentes são: a distância total percorrida; o tempo gasto para execução da atividade; e o consumo de combustível. Os critérios estabelecidos deram origem a dois cenários de execução da atividade. Os dados obtidos por meio das simulações mostraram que no primeiro cenário a distância total percorrida pelos tratores foi, em média 7% menor que no segundo. Aos valores médios de distância percorrida por cada uma das oito configurações de frota testadas, foi aplicado um teste estatístico de comparação de médias, que apontou diferença estatística entre as médias dos dois cenários. O tempo gasto para execução da atividade foi menor no primeiro cenário para as configurações de frota 1, 2 e 3; para as demais o tempo foi menor no segundo cenário. Pôde-se observar também que o tempo médio de execução da atividade com o maior número de tratores, em relação a atividade de menor número chega a ser, em média, 62 % menor para ambos os cenários. Os dados de consumo de combustível indicaram um consumo menor dos tratores do primeiro cenário. Verificou-se também que a cada acréscimo de tratores na frota, houve um incremento médio de 24L no consumo de combustível pelos tratores no primeiro cenário e 25L no segundo. Ocoeficiente de Gini indicou que a desigualdade no trabalho realizado por cada trator é muito pequena e sofre um ligeiro aumento a medida que mais tratores são adicionados ao modelo. Os resultados demostram o potencial da ferramenta para a compressão dos padrões resultantes das interações entre os agentes. Sendo possível analisar e compreender o comportamento das variáveis de interesse dentro do modelo
Abstract: Over the last few years, efficient planning of the forest operations involved in the timber production process has enabled the sector to achieve important technical, operational and, above all, productivity gains. However, the increasing costs have awakened the sector to the need to seek new tools, which aim at rationalizing resources and minimizingenvironmental impacts. In this context, this research aims to develop, through spatial modeling tools, an agent - based simulation model (MBA) capable of analyzing the wood recycling activity, present in eucalypt forest harvesting operations, based on Preestablished criteria aiming to optimize the performance of three important components of the extraction activity, linked to the main agent of the process: forest tractors forwarders.These components are: the total distance traveled; The time spent to execute the activity; And fuel consumption. The established criteria gave rise to two scenarios of execution of the activity. The data obtained through the simulations showed that in the first scenario the total distance traveled by the tractors was, on average, 7% lower than in the second one. The mean values of distance traveled by each of the eight fleet configurations tested were applied to a statistical test comparing means, which showed statistical difference between the means of the two scenarios. The time spent to execute the activity was lower in the first scenario for the fleet configurations 1, 2 and 3; For the others the time was lower in the second scenario. It was also observed that the average time of execution of the activity with the largest number of tractors, in relation to the activity of smaller numbers, is on average 62% lower for both scenarios. The fuel consumption data indicated a lower consumption of the tractors of the first scenario. It was also verified thatwith each addition of tractors in the fleet, there was an average increase of 24L in the fuel consumption by the tractors in the first scenario and 25L in the second. The Gini coefficient indicated that the inequality in work performed by each tractor is very small and increases slightly as more tractors are added to the model. The results demonstrate the potential of the tool for the compression of the patterns resulting from the interactionsbetween the agents. It is possible to analyze and understand the behavior of the variables of interest within the model
Subject: Tratores
Madeira Exploração
Modelagem de dados Aspectos ambientais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-AV4NVG
Issue Date: 25-May-2017
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