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dc.contributor.advisor1Camila Palhares Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobregapt_BR
dc.contributor.referee1Ubirajara de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Alex Bagerpt_BR
dc.creatorMatheus Miranda da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:24:52Z-
dc.date.available2019-08-11T17:24:52Z-
dc.date.issued2018-03-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IGCM-AYEH8U-
dc.description.abstractAttention to the safety of air travel requires the focus on several issues related to this event, such as the collision of aircraft with animals, mainly birds. Of the several causes of this phenomenon, we highlight the land cover in the surroundings of the airports as a potential factor of attraction of these species to the local, aggravating the safety problem. However, the relationship between land cover patterns and the risk of collision between aircraft and birds is still a gap in the literature, and needs to be investigated to support public policy. This work aims to determine the factors with potential for attracting birds in the main airports of the metropolitan area of Belo Horizonte - MG, using environmental analysis techniques and geospatial tools. Spatial analysis involving the mapping of land use and determination of other environmental variables were used to calculate the attractiveness of birds in the different aerodromes studied. In addition, statistical analysis were used to analyze the security radii of airports. With the results of the study, it was possible to elucidate the relationships among landscape structure, vegetation density and its associations with areas of high and low potential for attracting birds, as well as discussing the determination of areas of safety and planning for the risk aviary. It has been observed that aerodrome safety radius efficiency is dependent on the conditions of land use around airports, and such factors must be observed in airport security planning.pt_BR
dc.description.resumoA atenção à segurança de viagens aéreas requer o foco em diversas adversidades relacionadas a este evento como, por exemplo, a colisão de aeronaves com a fauna, principalmente de aves. Das diversas causas deste fenômeno, destaca-se a cobertura do solo nas proximidades dos aeródromos como fator potencializador de atração dessas espécies para a localidade, agravando o problema da segurança viária. Contudo, a relação entre os padrões de cobertura do solo e o risco de colisão entre aeronaves e aves é ainda uma lacuna na literatura, e precisa ser investigada para fomentar políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo a determinação dos fatores com potencialidade para atração de aves nos principais aeroportos da região metropolitana de Belo Horizonte - MG, a partir do emprego de técnicas de análise ambiental e ferramentas geoespaciais. Análises espaciais envolvendo o mapeamento do uso da terra e determinação de outras variáveis ambientais foram utilizadas para o cálculo da favorabilidade de atração de aves nos diferentes aeródromos estudados. Além disto, análises estatísticas foram empregadas para analisar os raios de segurança dos aeroportos. Com os resultados do estudo, pôde-se elucidar as relações entre a estrutura da paisagem, densidade de vegetação e suas associações com áreas de alto e baixo potencial de atração de aves, assim como discutir a determinação de áreas de segurança e planejamento para o risco aviário. Adiante, foi observado que a efetividade de raios de segurança dos aeródromos é dependente das condições de uso da terra no entorno dos aeroportos, devendo-se observar tais fatores no planejamento de segurança aeroportuária.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColisõespt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectRisco Aviáriopt_BR
dc.subjectCobertura do Solopt_BR
dc.subject.otherAeroportos Medidas de segurançapt_BR
dc.subject.otherModelagem de dados Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherAeroportos Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherMapeamento da cobertura do solopt_BR
dc.titleWhy do birds suddenly appear?: mapeando o risco aviário no entorno dos aeroportos da Região Metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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