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dc.contributor.advisor1Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ricardo Alexandrino Garciapt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Alexandrino Garciapt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobregapt_BR
dc.creatorGiovanni Candido Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T07:53:19Z-
dc.date.available2019-08-11T07:53:19Z-
dc.date.issued2018-03-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IGCM-B2DR3A-
dc.description.abstractThe fast urbanization process in Brazil has the socio-spatial imbalance as the most characteristic feature. The different accessibility conditions and mobility population follow this characteristic and result in differences in access to opportunities. The increasing use of individual transportation in large Brazilian cities causes economic, social and environmental consequences which directly affects public transportation users. In Belo Horizonte, capital of the state of Minas Gerais / Brazil, the increase in automobile and motorcycle use between 1992 and 2012 was accompanied by a reduction in the number of public transport passengers. Therefore, understanding the dynamics of the demand for public transportation and to creating trends is necessary for the proposal of public policies which purpose is to get efficiency gains in urban mobility, making it more democratic and fair. The present work proposes predictive models to estimate the number trips of public transportation by bus in Belo Horizonte and its potential flows originating from Regional Venda Nova, located in the same county. For the model construction, were used data from the matrix of trips by buses related to the fields and the homogeneous areas of the county, obtained by Pesquisa Origem e Destino from the years 1992, 2002 and 2012. The predictive model of trips by bus results demonstrate the slowdown in the fall observed by the number of journeys in this mode of transportation, as well as the permanency of the process of deconcentration of the trips from Belo Horizonte downtown, both observed between 1992 and 2012. On the other hand, the model potential flows by bus with start in the Regional Venda Nova shows the concentration of the displacements in the main access routes, like as Dom Pedro I, Vilarinho and Presidente Antônio Carlos avenues. The developed methodology enables a replication to estimate trips to the other counties of the RMBH and flows to the further Belo Horizonte zone. The developed models allowed to identify priority areas with a superior need for interventions related to public transportation and traffic, in the way to contribute to the strategic planning of mobility in the metropolis.pt_BR
dc.description.resumoO rápido processo de urbanização do Brasil tem a desigualdade socioespacial como mais marcante característica. As diferentes condições de acessibilidade e mobilidade da população seguem essa característica e têm como resultado as diferenças no acesso a oportunidades. O uso crescente do transporte individual nas grandes cidades brasileiras provoca consequências econômicas, sociais e ambientais que afetam diretamente os usuários do transporte público. Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais/Brasil, o aumento da utilização do automóvel e da motocicleta entre os anos de 1992 e 2012 foi acompanhado pela redução do número de passageiros do transporte coletivo. Portanto, entender a dinâmica da demanda por transporte público e projetar tendências se faz necessário para a proposição de políticas públicas que tenham como propósito obter ganhos de eficiência na mobilidade urbana, tornando-a mais democrática e justa. O presente trabalho propõe modelos preditivos para estimar o número de viagens do transporte público por ônibus em Belo Horizonte e os fluxos/trajetos potenciais com origem na Regional Venda Nova, localizada no mesmo município. Para a construção do modelo, foram utilizados dados da matriz de deslocamentos por ônibus relativos aos campos e às áreas homogêneas do município, obtidos nas Pesquisas Origem e Destino dos anos de 1992, 2002 e 2012. Os resultados do modelo preditivo de viagens por ônibus demonstram a desaceleração na queda observada no número de deslocamentos por esse modo de transporte, bem como a continuidade do processo de desconcentração das viagens do centro de Belo Horizonte, ambos observados entre 1992 e 2012. Por sua vez, o modelo de fluxos/trajetos potenciais por ônibus com origem na Regional Venda Nova demonstra a concentração dos deslocamentos nas principais vias de acesso, como as avenidas Dom Pedro I, Vilarinho e Presidente Antônio Carlos. A metodologia desenvolvida possibilita a replicação para estimação de viagens aos demais municípios da RMBH e de fluxos às demais regionais de Belo Horizonte. Os modelos desenvolvidos permitiram identificar áreas prioritárias com maior necessidade de intervenções relacionadas ao transporte público e ao trânsito, de maneira a contribuir para o planejamento estratégico da mobilidade na metrópole.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte público por ônibuspt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectModelagem urbanapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectModelos preditivospt_BR
dc.subject.otherModelagem de dados Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleMobilidade urbana por ônibus em Belo Horizonte: uma proposta de modelo preditivo de viagens e fluxospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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