Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KZJL9
Type: Tese de Doutorado
Title: Aspectos sócio-científicos em aulas de química
Authors: Wildson Luiz Pereira dos Santos
First Advisor: Eduardo Fleury Mortimer
First Referee: Demétrio Delizoicov
Second Referee: Roseli Pacheco Schnetzler
Third Referee: Andrea Horta Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Oto Neri Borges
Abstract: A presente tese consiste em uma investigação de quatro estudos de caso em que professores do Distrito Federal abordaram questões ambientais, políticas, econômicas, éticas, sociais e culturais relativas à ciência e tecnologia, denominadas aspectos sócio-científicos, ASC, fazendo uso do livro didático Química na Sociedade em aulas de química do ensino médio em escolas públicas e particular. O objetivo da investigação é analisar o processo pedagógico estabelecido em sala de aula, quando da abordagem de ASC, visando a identificar avanços e limitações e discutir implicações para o currículo e para o processo de formação de professores em relação aos propósitos do letramento científico e tecnológico na perspectiva de formação para a cidadania. No primeiro capítulo, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre: o significado de letramento científico e tecnológico; o movimento curricular de ciência-tecnologia- sociedade, CTS; a proposta de educação para a liberdade de Paulo Freire; a concepção de educação científica humanística; e processos interativos e dialógicos em sala de aula. No capítulo dois, é desenvolvida uma análise do livro Química na Sociedade que foi utilizado pelos professores como livro didático ou como referência para a abordagem de ASC. No capítulo três, são apresentados os procedimentos metodológicos. A coleta de dados consistiu de gravação de entrevistas com os professores e alunos, aplicação de questionário socioeconômico-cultural, gravação em vídeo de aulas e uso de diário de campo. No capítulo quatro, é apresentada a análise qualitativa do estudo de caso um, no qual a professora abordou de forma sistemática os ASC. Foram selecionados episódios para análise discursiva com caráter microgenético. No capítulo cinco, são apresentadas as principais contribuições obtidas dos três demais casos investigados. Os resultados indicam que a professora do primeiro caso, geralmente, usava interações do tipo I-R-F, com feedback avaliativo ou elaborativo e nem sempre contemplava os horizontes conceituais dos alunos. Em alguns episódios, em que questões para discussão dos temas sociais foram abordadas, ela conseguiu conduzir um processo interativo e dialógico, onde o horizonte conceitual dos alunos passou a ser contemplado. A análise evidenciou que alguns ASC foram abordados com caráter humanístico. Os demais professores, menos experientes que a primeira professora, abordaram os ASC de maneira pontual. A análise evidenciou que o uso do livro Química na Sociedade como livro didático e guia curricular, bem como a experiência no magistério foram determinantes nas diferenças observadas entre os professores na abordagem dos ASC. Os professores menos experientes tiveram dificuldade em conduzir as discussões por meio de um processo interativo, seguindo o planejamento didático, o que não aconteceu com a outra professora. Apesar de todos os professores desenvolverem um processo pedagógico aquém de uma proposta de educação científica humanística, foram identificadas várias contribuições para o letramento científico dos alunos. Em conclusão, os estudos mostraram que os ASC potencializam o estabelecimento de interações dialógicas, possibilitam a introdução de atitudes e valores humanos, e podem ser configurados como elementos constitutivos dos currículos de ciências.
Abstract: This thesis is an investigation of four case studies in which teachers from Distrito Federal approached socio-scientific issues, SSI, in chemistry lessons at public and private High Schools, using the textbook Chemistry in Society. The SSI includes environmental, political, economic, ethical, social and cultural issues on science and technology. The aim of the investigation was to analyse the pedagogical process established in classroom, when SSI are approached, in order to identify advances, constraints and implications for the curriculum and for the professional development of science teachers, related to the perspective of scientific and technological literacy and of preparation for citizenship. In the first chapter, a bibliographic review is presented and the following topics are included: the meaning of scientific and technological literacy; the movement science- technology-society, STS; the Paulo Freires proposal pedagogy for freedom; the conception of humanistic education; and the interactive and dialogical process in classroom. In the second chapter, it is presented an analysis of the book Chemistry in Society, which was used by the teachers to introduce SSI. In the third chapter, the methods of research are presented. The data include teacher and students interviews; the results of a social economical cultural survey; videotape of the lessons; and researcher field notes. In chapter four, it is presented the qualitative analysis of the first case study, in which the teacher approached systematically SSI. Episodes were selected and submitted to discursive analysis with a microgenetic character. In chapter five, the contributions from the other three cases are presented. The teacher of the first case, generally, established I-R-F interactions with the students, alternating evaluative and elaborative feedbacks, most of the time without taking into account the students views. In some episodes, in which questions for discussing social themes were introduced, she was able to establish an interactive and dialogical process, considering the students conceptual horizon. The analysis shows that some SSI were approached with humanistic perspective. The other teachers were beginning teachers and had less experience than the first teacher. They approached the SSI only occasionally. The analysis shows that the use of the Chemistry in Society as a textbook and as a curricular guide, as well as the teacher previous experience were the main apparent reason for the differences observed in the approaches of SSI. The teachers that were less experienced had more difficulties in conducting the discussions in an interactive way and in following the didactic plan. Despite the fact the none of the teachers developed a teaching proposal according to the humanistic scientific education perspective; it was possible to identify many contributions for the scientific literacy of their students. In conclusion, the study showed that the SSI can be constitutive elements of science curriculum which contribute to the establishment of dialogical interactive processes and to the introduction of attitudes and human values.
Subject: Educação para a cidadania
Quimica  Estudo e ensino
Alfabetização cientifica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5KZJL9
Issue Date: 25-Mar-2002
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000000035.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.