Sobre o pensamento médico higienista oitocentista e a escolarização: condições de possibilidades para o engendramento do campo da Educação Física no Brasil

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Tese de doutorado

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Membros da banca

Jose Gonçalves Gondra
Carmem Lucia Soares
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Tarcisio Mauro Vago

Resumo

Checada a procedência analítica de se constituir o campo da educação física como objeto de estudo, a pesquisa problematiza as condições de possibilidade que permitiram o engendramento desse campo e reconhece que parte delas advêm do tributo que deve a educação física ao pensamento médico-higienista do Brasil no século XIX. Tributo até então identificado com o que se denominou de biologização da educação física, a tese central apresentada é que esse tributo deve ser reconhecido também e, principalmente, no processo de escolarização. A demonstração exigiu a compreensão do processo de engendramento do próprio campo médico e da produção da autoridade médica para arbitrar questões fundamentais à medicina e à higiene da época, dentre as quais, aquelas afetas à educação e à educação física. Exigiu, também, o esmiuçamento dos sentidos produzidos e circulantes quando em questão uma educação física bem como a análise dos eixos temáticos que lhe deram unidade no processo de escolarização. Por fim, buscou mapear a repercussão desses sentidos no âmbito escolar que lhe foi contemporâneo e proceder a uma breve síntese avaliativa do modo como as teses médico-higienistas se legitimaram, circularam e se modificaram ao final do século XIX.

Abstract

After examining the analytical adequacy of considering the physical education field as an object of study, this research calls into question the conditions of possibility that have allowed the production of this field and recognises its parts which stems from the tribute that physical education pays to the Brazilian hygienic-medical thought in the nineteenth century. Since then this homage is seen as biologization of physical education. However, the central proposition is that this tribute must also be acknowledged in the schooling process. In order to demonstrate it, it was necessary to understand the constitution of medical field and the production of medical authority to resolve in that time the fundamental issues as for medicine and hygiene, in especial those related to education and physical education. This task has also involved the detail of the meaning produced and spread ascribed to physical education as well as the analysis of the thematic questions which have given it unity in the schooling process. Finally one has mapped the repercussion of these meanings in school sphere of this period and elaborated a brief evaluative summary of the way as these hygienic-medical theses have legitimated themselves, spread and changed at the end of nineteenth century.

Assunto

Educação, Educação fisica  Estudo e ensino , Saude pública  Medicina

Palavras-chave

Constituição do campo da educação física, Escolarização, Pensamento médico

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