Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4JCA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Alfabetização de jovens e adultos no MST na perspectiva das variedades lingûísticas
Autor(es): Giovana de Sousa Rodrigues
Primeiro Orientador: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Primeiro membro da banca : Marco Antonio de Oliveira
Segundo membro da banca: Leoncio Jose Gomes Soares
Terceiro membro da banca: Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral levantar e analisar os posicionamentos acerca das variedades lingüísticas, em materiais impressos e na prática docente da Alfabetização de Jovens e Adultos do MST, a partir da experiência do Acampamento 2 de Julho, localizado no município de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados foram coletados nos cadernos de Educação do MST nºs 3 e 4, em entrevistas com a alfabetizadora local e com integrantes dos coletivos Estadual e Nacional de Educação do MST e, ainda, na observação de campo. Constatou-se, pela análise, um tratamento diversificado das variedades lingüísticas. A identificação da variedade lingüística oficial como um código neutro, a ser transmitido e adquirido, sobretudo, para o acesso a conhecimento de natureza não lingüística evidenciou a falta de aprofundamento teórico a respeito do caráter sociocultural e histórico da língua, tanto nos documentos escritos quanto nas falas e práticas dos sujeitos. Por outro lado, a vinculação efetiva do processo de alfabetização aos princípios políticos e pedagógicos do MST mostrou-se capaz de produzir posturas e práticas docentes marcadas pela legitimação de variedades lingüísticas não oficializadas e pela multiplicidade de usos e funções da linguagem. Assim, para a superação desse quadro contraditório, aponta-se a necessidade de a língua ser tratada, tanto na formação de alfabetizadores quanto na prática alfabetizadora, não como um mero instrumento ou código a ser adquirido para o acesso a conhecimentos de natureza não lingüística, mas como objeto do conhecimento e de intervenção social.
Abstract: This work has as central objective to seek and analyse the positions about the linguistic varieties in printed materials, and in practical teaching of Youth and Adults Literacy of MST (The Landless Rural Workers Movement in Brasil), starting from the experience on 2 de Julho Camp, in Betim, metropolitan region of Belo Horizonte. The data were canght: from MST Education booklets 3 and 4; from interview with local teacher; from interview with members of both State and National Education collectives; and from the observation on field-work. It could be noticed, throughout analysis, a diverse treatment of the linguistic varieties. The identification of the official linguistic variety, as a neutral code to be transmitted and acquired first of all to allow the access to knowledge of non- linguistic nature, showed the absence of theoretical deepness about the social, cultural and historical aspects of the language, as much in the written documents as in the subjects speaking and pratice. On the other hand, the effective link of the literacy process with MST political and pedagogic principles showed be able to create postures and teaching practice, marked by the legitimization of unofficial linguistic varieties and by the multiplicity of uses and functions of the language. So, to subdue this contradictory picture, it can be said that the language should be treated, during the formation of the teachers and during the literacy, not as a mere instrument or code to be acquired to the access to knowledge of nature non linguistic, but as a knowledge object and an object of social intervention.
Assunto: Educação de Jovens e Adultos  Países de língua portuguesa 
Alfabetização
Lingüística
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4JCA
Data do documento: 25-Abr-2003
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