Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-677HAY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.contributor.referee1Benigna Maria de Freitas Villas Boaspt_BR
dc.contributor.referee2Miguel Gonzalez Arroyopt_BR
dc.contributor.referee3Ines Assuncao de Castro Teixeirapt_BR
dc.creatorMarcia Ambrosio Rodrigues Resendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:36:20Z-
dc.date.available2019-08-10T14:36:20Z-
dc.date.issued2004-03-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IOMS-677HAY-
dc.description.abstractThis is a dissertation that aims to check the relation between evaluation / registers, conceived and utilized as methods by teachers in a moment of pedagogical innovation: the implementation of the Escola Plural within the youth cycle. Such methodolocial proceedings, utilized and materialized in schools registers, were observed in order to seek for the meaning that they hold, both by teachers and students.The focus of this research is based in two main questions regarding the validity of the evaluative proceedings (tests, assessments) as a pedagogical tool: the continuity of its use and the procedures that must be made, both by teachers and students, to accommodate the new paradigm. It means that we checked on how those actors were dealing with such a new conception of evaluation presented by the Escola Plural program: being formative, continuous, dinamic and investigative. This research was carried on in Escola Municipal Paulo Mendes Campos school. A qualitative survey was made and a case study was adpoted as a methodological strategy. Such taken actions allowed us not only to peruse the situation but also to enhance its initial questions. A participant observation was made and throughout the process it was possible for this research to become dynamic and interfering, so to speak, in the actors reality. Also, a large gamut of data collecting was adopted which resulted into a much broader and complete analysis of the subject. The conclusion points to the fact that schools registers might be instruments to help us knowing students reality since it shows the pedagogical constructions that each student is capable of doing. However, as a counterpoint, it can reflects schools pedagogical boundaries, for when students and teachers do not participate in the process, the assessment analysis is in jeopardy.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objeto de estudo a relação avaliação/registros concebida e utilizada pelos professores em sua prática, num momento de inovação pedagógica a implementação da Escola Plural no ciclo da juventude. Nesse sentido, observamos os procedimentos metodológicos utilizados e materializados nos registros escolares docentes e discentes, buscando perceber os sentidos e significados atribuídos pelos/as professores/as e alunos/as aos mesmos e por eles/elas representados. Nosso foco de pesquisa se pautou no questionamento sobre a continuidade ou não dos procedimentos avaliativos (provas, testes), e ainda,se os sujeitos, refletindo sobre os mesmos, diversificavam-nos, adequando-os ao novo contexto de escola experenciado. Ou seja, verificamos como nossos atores estavam conseguindo dar vida à concepção de avaliação desejada pelo programa Escola Plural: ser formativa (contínua, dinâmica e investigativa). O local privilegiado para nosso estudo é a Escola Municipal Paulo Mendes Campos 1 . Fizemos uma pesquisa qualitativa sendo o estudo de caso adotado como uma estratégia metodológica adequada à nossa pesquisa o que nos permitiu adentrar a situação de estudo, rever e aprimorar o problema inicial da mesma. Optamos por realizar uma observação participante. Por meio dela, foi possível tornar a pesquisa dinâmica e, de certa forma, intervir na realidade dos atores. Como percurso metodológico, utilizamos uma diversidade de técnicas para a coleta de dados, o que propiciou resultados ricos e uma análise mais completa do objeto de investigação. A conclusão do trabalho ressalta que os registros escolares podem apontar possibilidades de conhecimento da realidade, quando tornam visíveis as construções dos sujeitos na ação pedagógica. No contraponto, podem refletir os limites pedagógicos da escola, quando esses são externos aos sujeitos que não participam na intermediação sujeito x objeto para uma análise avaliativa a ser considerada pelos docentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegistros escolarespt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectEscola pluralpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subject.otherJovenspt_BR
dc.subject.otherEscola pluralpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPratica docentept_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA relação registro/avaliação no ciclo da juventude: possibilidades e limites na construção de uma prática educativa inovadorapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000531.pdf14.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.