Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-67MMNW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O corpo de Vênus: mediações sociais formativa dos valores estéticos corporais em adolescentes do sexo feminino na contemporaneidade
Authors: Madeleine Piana de Miranda Queiroz
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Maria Aparecida Moura
Second Referee: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Abstract: A linguagem imagética e discursiva, sobre os valores estéticos corporais femininos, difunde-se de forma imperativa nos meios de comunicação de massa, através de incessantes discursos de persuasão e sedução, na sociedade contemporânea. A mídia é hoje um mediador social importante como referencial do ético e do estético. Contudo, outros mediadores sociais, incorporados ao cotidiano dos sujeitos, se revelam significativos no processo de formação da auto-imagem e na concepção icônica de beleza. O objeto de estudo desta pesquisa é a estética, mais precisamente, os valores estéticos corporais, construídos pelas múltiplas reverberações discursivas das mediações sociais no contexto atual. O objetivo do trabalho é suscitar reflexões sobre a importância dos atuais mediadores sociais, no processo pedagógico da construção da subjetividade e da identidade, frente aos valores estéticos corpóreos instituídos socialmente. Escolheu-se uma abordagem predominantemente qualitativa, entretanto, dimensões quantitativas também foram levantadas e inseridas, no intuito de ampliar e enriquecer as possibilidades de leitura interpretativa dos dados coletados. Os sujeitos investigados são adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 16 a 20 anos, estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual, na região central de Belo Horizonte. A amostragem inicial foi de 40 sujeitos, e houve uma verticalização para 8, ao final do processo investigativo. O instrumento de pesquisa inicial constou de um questionário piloto que, balizou posteriormente os demais instrumentos utilizados, sendo eles: questionário semi-estruturado, produções de desenhos da imagem de beleza ideal e da auto-imagem e aprofundamento dos dados através da realização de um grupo focal. A pesquisa organizou a análise em alguns quadros de referências norteadores: a construção sócio-histórica de beleza, as categorias estéticas apontadas pelos sujeitos e as mediações sociais. Buscamos nos campos do conhecimento predominantemente da sociologia e da comunicação social, centelhas elucidativas, para fundamentar a problemática em questão. Entretanto, suportes teóricos da psicologia social e sócio-biologia também foram explorados, pois, refletir sobre a corporeidade requer uma abordagem multidisciplinar. Os dados analisados e interpretados, sinalizam uma recorrência e homogeneidade dos padrões e categorias estéticas, no referencia de beleza feminina, apesar de, na atualidade, ser proclamado o discurso da diversidade. A eleição das categorias estéticas femininas, peso, cabelo, moda, pele (etnia), sinalizadas pelos sujeitos como relevantes, vincula-se à conotação de sedução e sexualidade. Os mediadores sociais significativos no processo formativo dos valores estéticos corporais, apontados pelos sujeitos, recaem na família, nos(as) amigos(as) e na mídia televisiva, com a destacada importância do gênero novela. O discurso mediador familiar, foi apontado como relevante na formação da auto-imagem do sujeito enquanto, a mídia televisiva aparece como mediador importante nas concepções das imagens corporais femininas idealizadas. Estas são conclusões pontuais, mas não dicotômicas, pois há um limiar tênue de transitoriedade, dos mediadores sociais na formação dessas imagens corporais. Os grupos de convivência amigos(as) como os demais mediadores sociais passeiam nesse limiar. Apesar de haver esta distinção dos mediadores sociais, na formação da auto-imagem e da imagem corporal idealizada, os dados avultam o valor e o fluxo pedagógico dinâmico e articulado dos mediadores sociais, na formação dos valores estéticos corporais femininos. Há um processo de hibridização e apropriação discursiva, por parte dos sujeitos, na formação dos valores estéticos corporais. Esta síntese discursiva, ressoa de forma significativa na construção da identidade e subjetividade dos sujeitos, através das múltiplas ressignificações que eles próprios, os sujeitos, atribuem aos discursos, nas suas práticas sociais e na sua realidade cotidiana.
Abstract: The image-driven and discursive language concerning the esthetic values of womens bodies is widely diffused in a forceful, commanding way within the medium of mass communication in contemporary society, through incessant messages aimed at persuasion and seduction. Today, the media is an important social mediator as a reference point of ethics and esthetics. Nevertheless, other important social mediators that are equally incorporated in our daily lives have also proven to be significant in the process of the formation of self-esteem and in the conception iconic of beauty. The object of study of this research is esthetics, or more precisely, esthetic body values, assembled by multiple discursive reverberations from social mediation in the current context. The purpose of this work is to stimulate reflections on the importance of the current social mediators in the pedagogical process of the construction of subjectivity and identity in relation to the corporal esthetic values that have been socially established. A qualitative approach to this topic was chosen and the subjects investigated are adolescent females between the ages of 16 and 20 years of age who attend a public urban high school in Belo Horizonte. The initial sample consisted of 40 subjects and there was a verticalization to 8 at the end of the investigative process. The initial research instrument consisted of a pilot questionnaire that later delimited the other instruments that were used, such as: a semi-structured questionnaire, production of drawings portraying images of ideal beauty and of self-image, and a deep analysis of the data through the performance of a focus group. The research organized the analysis into several orienting reference groups: the socio-historical construction of beauty, the esthetic categories selected by the subjects, and social intervention. We present, however, some qualitative data with the intention of enlarging the possibilities of interpretative readings. We investigated several fields of knowledge, predominantly in sociology and social communication, for elucidative inspiration on which to base the problematic in question. Meanwhile, theoretical support from social psychology and sociobiology was also explored given that reflecting upon corporality requires a multidisciplinary approach. The analyzed and interpreted data signaled a recurrence and homogeneity of esthetic patterns and categories in the reference point of present-day female beauty, despite declarations proclaiming diversity. The choice of esthetic female beauty, weight, hair, fashion, and skin (ethnic) made by the subjects as being relevant are linked to the connotation of seduction and sexuality. The significant social mediators in the formative process of esthetic body values cited by the subjects revert back to family, friends, and the television medium, with special emphasis on soap operas. Family mediator discourse was identified by the subjects as important in the formation of self-image, where as television media appear as an important mediator in the conception of idealized female body images. These are precise conclusions, but not dichotomous, as there is a tenuous threshold of transience concerning the social mediators in the formation of the body images. Social groups friends as the other social mediators cross this threshold. Despite there being this distinction of social mediators in the formation of self-image and idealized body image, the data magnify the value and dynamic, articulated pedagogical flux from the social mediators in the formation of the esthetic values of womens bodies through a hybrid discursive appropriation on the part of the subjects. This discursive synthesis resounds significantly in the construction of the identity and subjectivity of the subjects through the multiple resignifications that they themselves attribute to these discourses in their social interactions and daily reality.
Subject: Corpo
Educação
Mulheres
Estetica
Adolescentes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-67MMNW
Issue Date: 1-Dec-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_venus.pdf748.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.