Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-69GGQT
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Diagnósticos e encaminhamentos: as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização numa escola pública e numa escola particular
Authors: Karina Fideles Filgueiras
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Magdah Becker Soares
Second Referee: Maria Lucia Castanheira
Third Referee: Claudia Maria Mendes Gontijo
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é investigar as semelhanças e diferenças encontradas, entre escola pública e escola particular, quanto ao diagnóstico, e posterior encaminhamento, dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo inicial de aquisição da língua escrita. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se um estudo de caso com abordagem comparativa e etnográfica realizada em duas escolas localizadas na região sul da cidade de Belo Horizonte. A metodologia partiu de observações sistemáticas e intensivas durante os primeiros dias de aula e posterior acompanhamento até o fim do 1º semestre do ano letivo; além de entrevistas com alunos, professores, orientadores e supervisores escolares e participação nas reuniões de pais e professores. A partir da investigação do diagnóstico e encaminhamento das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, evidencia-se uma confusão entre os termos letramento e alfabetização apontando para a não distinção dos mesmos. Sabendo-se que as intenções da escola/professores são de aperfeiçoar o sistema de ensino e de torná-lo cada vez mais acessível, percebe-se que práticas de letramento e de alfabetização, quando trabalhadas concomitantemente, possibilitam o sucesso dos alunos considerando suas características sociais, culturais, econômicas e cognitivas proporcionando um melhor aproveitamento pedagógico.
Abstract: The purpose of the present research is to investigate the likenesses and differences, between a private and a public school, concerning the diagnosis, and following conducting, of students who have learning difficulties in the early stage of written language acquisition. For the development of the work, an ethnographic approach case study was made in schools located in the southern area of the city of Belo Horizonte. The methodology started off with systematic and intensive observation during the first days of classes and later follow-up until the end of the first semester of classes, in addition to interviews with students, teachers, supervisors and participation in the parents/teachers meetings. From the investigation of the diagnosis and conducting of the learning difficulties in the beginning literacy process, a confusion between the terms beginning literacy and literacy is evident, leading to a non-distinction between them. Aware that schools/teachers intentions are to perfect the teaching system and to render it more accessible, one realizes that the literacy and beginning literacy practices, when exercised hand-in-hand, make the students success possible by considering his/her social, cultural, economic and cognitive features, hence providing a better performance in the learning process.
Subject: Escolas publicas
Escolas particulares  
Educação
Leitura  Educação 
Salas de aula
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-69GGQT
Issue Date: 4-Nov-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_karina_pdef.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.