Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LCHA9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Trajetórias de aprendizagem de alunos de ensino médio: produção de significados em um curso introdutório de física térmica
Authors: Gabriel Dias de Carvalho Junior
First Advisor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
First Referee: Joao Antonio Filocre Saraiva
Second Referee: Antonio Tarcisio Borges
Abstract: O objetivo dessa pesquisa é acompanhar os caminhos seguidos por estudantes de Ensino Médio, aqui chamados de trajetórias de aprendizagem, em um curso introdutório de Física Térmica. Queríamos investigar, (1) o papel que os modelos explicativos construídos pelos estudantes ao longo de uma intervenção didática cumprem na aprendizagem dos conceitos e das relações da Física Térmica e (2) a função que o modelo cinético-molecular desempenha no entendimento das relações conceituais da Física Térmica. A hipótese central é a de que, durante o processo formal de ensino- aprendizagem, o estudante constrói e modifica seus modelos explicativos sobre o assunto abordado. Tais modelos servem de base para a construção de novos significados durante todo o processo, apoiando ou criando obstáculos às aprendizagens subseqüentes. Portanto, procuramos investigar a evolução dos modelos explicativos construídos pelos estudantes em situações reais de sala de aula. O marco teórico fundamental dessa pesquisa é a teoria dos campos conceituais de VERGNAUD (1990, 1993 e 1998), porque essa é uma teoria que, ao nosso ver, melhor apresenta elementos para se analisar o sujeito-em-ação, foco de nossa investigação. Para esse autor, o conhecimento está organizado em campos conceituais cujo domínio, por parte do aprendiz, vai acontecendo ao longo de um extenso período de tempo, por meio da experiência, maturidade e aprendizagem (MOREIRA, 2002). Construímos e pré-testamos uma seqüência de ensino orientada para responder às características dessa pesquisa. A aplicação de tal seqüência ocorreu ao longo dos meses de agosto a outubro de 2003, em uma sala de aula de segunda série do ensino médio. Os alunos estavam divididos em grupos e escolhemos um dos grupos, com 7 alunos, para um acompanhamento mais intenso. Em dois momentos ao longo do processo, os estudantes responderam, individualmente, às questões sobre os assuntos tratados. As aulas foram filmadas e, após a transcrição, cada atividade e as trocas entre os alunos eram avaliadas. Após 7 meses do final da aplicação da seqüência de ensino, conduzimos entrevistas com os alunos pesquisados. Portanto, contamos as seguintes fontes para coleta de dados: (1) respostas dadas pelos estudantes às questões e aos problemas constantes na seqüência de ensino; (2) registros escritos das construções coletivas do grupo acompanhado que eram recolhidos após cada atividade aplicada; (3) momentos de interação entre os estudantes do grupo e entre eles e o professor, obtidos por meio das filmagens das aulas e (4) registros em áudio e vídeo das entrevistas com os alunos do grupo acompanhado. A partir da teoria de campos conceituais de Vergnaud, procuramos, nos conceitos-em-ação e teoremas-em-ação construídos pelos estudantes, os elementos que permitiram compor as trajetórias de aprendizagem deles. Esperamos que os resultados obtidos por essa pesquisa possam servir de inspiração para novas investidas por outros professores, em outros tópicos de conteúdo das ciências. Esse fato pode contribuir para que o ensino com bases construtivistas atinja em cheio no chão da sala de aula, permitindo aos alunos maneiras mais significativas de se aproximar dos objetos de conhecimento.
Abstract: The objective of this research is to accompany the ways that are followed for secondary level students, here they are designated learning trajectories, in a Thermic Physics introductory course. We have wished to investigate, (1) the role that explanatory models are elaborated by students alongside of didactic intervention they fulfill on Thermic Physics concept and relation learning and (2) the function which kinetic-molecular model perform on understanding of the Thermic Physics conceptual relations. Our fundamental hypothesis is one of that, during the teaching and learning formal process, student elaborates and modifies his explanatory models about the subject on discussion. These models serve as base for new meaning construction during all process, supporting or creating obstacles to the following learning. Therefore, we look for searching the evolution of explanatory models that are elaborated by students in class-room actual situations. The fundamental theoretical mark from that research is the conceptual field theory by VERGNAUD (1990, 1993 and 1998), because it is a theory which, we can see, better and better presents elements in order to analyze the subject-in- action, focus of our search. For that author, the knowledge is organized on conceptual fields, which on the part of learner, it goes on happening alongside of an extensive period of time, by means of experience, maturity and learning (MOREIRA, 2002). A pre-tested teaching sequence has been guided in order to answer to the characteristic of that research. The application of this sequence has occurred alongside of months from 2003 August to October in a high school second year classroom. Students were divided into groups and one of the groups was chosen, with seven students, for a more intensive accompaniment. In two moments alongside of process, students have individually answered to the questions about the subjects in discussion. Classes were filmed and, after transcription, each activity and exchanges among students were evaluated. After seven months at the end of teaching sequence application, interviews were led with the researched students. Therefore, we count the following sources for collection of data: (1) answers have been given by students to the constant questions and problems on teaching sequence; (2) in writing registration after each applied activity of the accompanying group collective constructions which were gathered each applied activity; (3) interaction moments among students of group and between them and the teacher, they are obtained by means of class filming and (4) audio and video registers of the interviews for the students of accompanying group. Using Vergnaud´s conceptual field theory, we seek, on concepts-in-action and theorems-in-action elaborated by students, the elements allowed to compose their learning trajectories. We hope obtained results from that research can serve as inspiration for new thrusts for other teachers on other science contents topics. This fact can contribute in order that teaching with constructivism bases reach fully in class- room background, allowing more significants methods to the students for approximating of the knowledge objects.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LCHA9
Issue Date: 24-Feb-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000574.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.