Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria da Conceicao F Reis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Lydia Bezerra Santiago | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adair Mendes Nacarato | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Lucia Castanheira | pt_BR |
dc.creator | Catarina Angelica Silva Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T17:14:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T17:14:13Z | - |
dc.date.issued | 2005-10-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5 | - |
dc.description.abstract | Dans ce travail, nous avons real isé une recherche sus les impasses identifiées par les professeurs denseignement - apprentissage de la mathématique dans le cycle final de lenseignement fondamental. On a traité de repertorier les difficultés advenues dans la salle de classe et on les a analysées a partir des rapports des enseignants à propos des situations dans lesquelles limpasse sest manifesté et des alternatives pour solutionner le problème. Les dépositions des professeurs de mathématique ont été recueillies en des réunions collectives où on est utilisé la méthode de la Conversation. Les situations dimpasses faites concernent à des questions dindiscipline qui sont apparues em premier plan et à sa relation avec la connaissance mathématique. Létude de la présence de la subjectivité dans les situations repertoriées a orienté lanalyse des dépositions on a essayé, aussi, dans ce travail, de contempler la gérance de la tension entre objectivité et subjectivité en faisant références aux auteurs de la théorie psychanalytique, de léducation et de léducation mathématique. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho investigamos os impasses identificados pelos docentes no ensino-aprendizagem da matemática no ciclo final do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las a partir dos relatos dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e suas al ternativas para solucionar o problema. Os depoimentos dos docentes de matemática foram recolhidos em reuniões coletivas onde se utilizou o método da Conversação. As situações de impasses narradas concernem à questões de indisciplina que aparecem em primeiro plano e à relação com o conhecimento matemático. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Procurou-se também, nessa análise, contemplar o gerenciamento da tensão entre objetividade e subjetividade referenciando-se em autores da teoria psicanalítica, da educação e da educação matemática. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Fatores motivacionais | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | interação de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
catarina_ang_lica_silva_santos.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.