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http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Ensino de engenharia: atividades acadêmicas complementares na formação do engenheiro |
Autor(es): | Adriana Maria Tonini |
Primeiro Orientador: | Maria de Lourdes Rocha de Lima |
Primeiro membro da banca : | Mario Neto Borges |
Segundo membro da banca: | Danilo Pereira Pinto |
Terceiro membro da banca: | Rodney Rezende Saldanha |
Quarto membro da banca: | Angela Imaculada L de F Dalben |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar a contribuição das atividades acadêmicas complementares definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação do engenheiro, desenvolvendo uma análise comparativa do perfil do engenheiro formado pela resolução 48/1976 (entre 1976 a 2002), com aquele formado pela resolução 11/2002 e 2007, o que resultou em um diagnostico sobre as relações entre políticas educacionais e a formação profssional. Essa investigação insere-se na concepção da teoria critica que possibilita a construção de um novo perfil do profissional de engenharia, cuja formação tenha levado em conta não somente a capacidade de propor soluções tecnicamente corretas, mas também a ambiçãom de considerar os problemas em sua totalidade; a preocupação com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e política desse profissional. Adotou-se uma metodologia mista, primeiramente qualitativa, envolvendo a análise documental sobre a legislação estudada, projetos político-pedagógicos e currículos dos cursos de engenharia cívil e elétrica de Belo Horizonte, bem como entrevista semi-estruturada com seis coordenadores e trinta professores dos cursos estudados.Inclui também, um estudo quantitativo com quatrocentos e quartoze questionários, aplicados ao acaso, a profissionais engenheiros formados entre 1976 a 2007 . Os resultdos obtidos reafirmam o valor formativo das atividades complementares no currículo do curso de Engenharia Civil e Elétrica e sinalizam uma nova formação nesta área com perfil humanista, reflexivo, crítico e generalista. |
Assunto: | Engenharia elétrica Práticas pedagógicas Ensino superior Engenheiros Formação Engenharia civil |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSA7 |
Data do documento: | 8-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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