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dc.contributor.advisor1Maria de Lourdes Rocha de Limapt_BR
dc.contributor.referee1Helder Ferreira Isayamapt_BR
dc.contributor.referee2Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.creatorRonaldo Castro Davilapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:35:53Z-
dc.date.available2019-08-10T07:35:53Z-
dc.date.issued2007-12-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/IOMS-7DPSFL-
dc.description.abstractThe purpose of this research was understanding undergraduate teachers socials representations from the Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG about bachelor and licensed degrees of Physical Education and its implies at both undergraduates ways. The investigation was based on Socials Representations Theory (MOSCOVICI, 1978) and analyzed lawful documents that support the curriculums reforms in the Physical Education area in the 1962s, 1969s, 1987s and 2004s. The intentional flame included nine undergraduate teachers. The data was colleted by semi-structural interview, narratives and analysis of one publication from each teacher. We had verified that the social representations from the teachers were made based on articulation of conjugates guidance, where emphasize the facts that the degree of bachelor is anchored on the necessary knowledge to work on bachelors specifics fields; the licensed degree, beyond the characteristic necessaries to teaching, has a component of the characteristic of a teacher (be an educator) and the results of teaching. The socials representations of the teacher makes possible to understand how chooses, systematizes, perceives and prospects their teachers and students activities, to undergraduates bachelor and licensed in Physical Education area.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa identifica e analisa as representações sociais dos professores da graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia ocupacional da UFMG acerca do Bacharelado e a Licenciatura em Educação Física e as implicações de tais representações na formação dos profissionais em cada uma dessas modalidades. Foi utilizada a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978), além da análise dos documentos legais que fundamentaram as reformas curriculares da área da Educação Física nos anos de 1962, 1969, 1987 e 2004. Essa análise possibilitou-nos identificar o perfil do profissional de Educação Física que se pretendia formar em cada momento, a fim de se chegar às atuais formações distintas do Bacharel e do Licenciado na atual legislação. Participaram da pesquisa nove professores. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, narrativas e análise de uma publicação de cada professor. Verificamos que os professores construíram suas representações sociais com base na articulação de um conjunto de orientações, em que se destacamos fatos de que a formação do Bacharel está ancorada no conhecimento necessário à atuação profissional no mercado de trabalho; que a formação do Licenciado, além dos aspectos relacionados à atuação nas escolas, traz também elementos ligados ao perfil do professor (ser educador) e aos resultados esperados de sua atuação; que o Bacharel e o Licenciado são profissionais distintos, com diferentes campos de atuação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação física Ensino superior Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleAs representações sociais dos professores da graduação em Educação Física sobre o bacharelado e a licenciaturapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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