Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7LSGBT
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Letramento em marketing: o livro didático de Língua Portuguesa de 1a. a 4a. série na formação de consumidores críticos
Autor(es): Jônio Machado Bethônico
Primeiro Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Primeiro membro da banca : Aracy Alves Martins Evangelista
Resumo: Esta pesquisa de caráter documental buscou analisar o modo com que os livros didáticos de língua portuguesa dos primeiros quatro anos do ensino fundamental atuam na construção de cidadãos conscientes e críticos quanto ao consumo, aptos a lidar com a crescente complexidade das atuais estratégias de ação mercadológicas das empresas, que transcenderam os limites e gêneros tradicionais (como anúncios e outdoors). A seleção do corpus de análise se deu a partir dos dados do PNLD/2007 e do FNDE levantando, por um lado, a coleção melhor avaliada dentro dos requisitos do MEC e, por outro, a coleção mais requisitada pelas escolas públicas de Minas Gerais. As referências teóricas provêm de estudos (1) sobre livros didáticos, (2) sobre o processo de avaliação ministerial e (3) que tratam da educação para a mídia e para o consumo. Para a categorização do conteúdo das obras foram utilizados também os estudos de Marcuschi e de Bakhtin, além da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough, a partir da qual foi possível determinar se as incidências contribuíam ou não para o desenvolvimento do consumo crítico, levando à compreensão, por parte dos alunos, das práticas discursivas e sociais subjacentes aos textos. O levantamento dos dados demonstrou que, dentro dos limites próprios dos livros didáticos, do período da aprendizagem em questão e da metodologia utilizada, as obras propõem, sim, incentivos ao letramento em marketing, discutindo não só sobre as estratégias de persuasão em peças de publicidade e de design gráfico como também sobre as motivações de consumo das crianças, suas necessidades e seus desejos.
Abstract: This research which is documental in purpose tries to analyze the way in which textbooks of the Portuguese native language, during the first four years of elementary school act to build consciousness and critical thinking citizens regarding consumption; they are able to deal with the growing complexity of todays strategies of enterprise marketing initiatives, which transcend the traditional boundaries and genres (such as adverts and billboards). The selection of the analysis corpus was given by the data of PNLD/2007 and the FNDE on the one hand, the best reviewed book series within MECs requirements, and on the other hand, the most required in Minas Gerais state schools. The theoretical references were drawn from (1) studies about textbooks (2) regarding the ministerial evaluation and (3) studies which deal with education for media and the consumer. For the categorization of the work contents, the studies of Marcuschi and Bakhtin were also used, as well as Norman Faircloughs Critical Analysis of Discourse, in which it was possible to determine whether the occurrences contributed or not to the development of a consumption awareness, bringing the social and discursive practices behind the texts to comprehension from the pupils perspective. The data survey demonstrated that within certain limits proper for textbooks, the learning period in question and the methodology used, the works present affirmative incentive toward marketing literacy; they discuss not only the persuasive strategies in advertising works and graphic design, but also childrens consumption motivations, their needs and their wishes
Assunto: Livros didáticos
Educação
Letramento
Ensino de primeiro grau
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7LSGBT
Data do documento: 28-Ago-2008
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