Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
Autor(es): Herika Nunes Torres Fonseca
Primeiro Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro Coorientador: Plinio Cavalcanti Moreira
Primeiro membro da banca : Samira Zaidan
Segundo membro da banca: Ana Maria de Oliveira Galvao
Resumo: Este trabalho se desenvolveu na linha de pesquisa da Educação Matemática e teve como foco de análise saberes e não saberes sobre os números racionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse por essa pesquisa se justifica tendo em vista a carência de estudos nessa área, capaz de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem e o ensino dos números racionais nos primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental se relacionam com esses números em prática docente; quais os saberes que orientam as práticas; como tais saberes foram construídos; e quais as dificuldades e as inseguranças enfrentadas no ensino desse conteúdo. O quadro teórico está embasado na necessidade de compreender o que são saberes docentes; como acontece a construção dos diferentes saberes; e, em especial, de que maneira são formados os saberes e os não saberes sobre os números racionais. Alguns estudos das áreas da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente aqueles realizados por Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), orientaram tanto as opções metodológicas quanto a análise dos dados feita neste trabalho. O trabalho de campo se desenvolveu em duas etapas. Primeiramente, com um grupo de oito professoras, no qual se investigou como foi construída a relação dessas docentes com a Matemática Escolar. Nesse momento, resgatou-se, através de relatos orais e escritos, a forma como as entrevistadas se relacionaram com a Matemática enquanto alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos posteriores de estudo, e enquanto docentes. Já na segunda etapa da pesquisa, que contou com apenas três professoras, em encontros semanais, através de estudos mais específicos sobre o número racional e também observação e filmagem de algumas aulas dessas professoras, buscou-se levantar os saberes e não saberes que envolvem o trabalho cotidiano com esses números. Teve-se como resultado final as principais contribuições ao campo da Educação Matemática, dentre as mais relevantes, a que aponta direções para um repensar da formação inicial e/ou continuada dos professores que ensinam números racionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Abstract: This work was developed in the field study of mathematics education and aimed to analyze the knowledge and non-knowledge of rational numbers of teachers of the first years in Elementary Education. The interest in this research was due to the lack of studies in this area which is able to deepen the discussion on the learning and teaching of rational numbers in the first years of schooling. Thus this study investigates how teachers of first grades of Elementary education relate with these numbers throughout their practices; which knowledge guide their practice; how this knowledge was constructed; and what are the difficulties and insecurities faced during the teaching of this content. The theoretical frame is based on the need to understand the teachers modes of knowledge; how the construction of different knowledge takes place, and especially how the knowledge and non-knowledge of rational numbers are formed. Some studies in the areas of education and Mathematical education, especially those done by Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), guided the methodological choices in relation to the analysis of data in this study. The research was divided into two phases. Firstly, the investigation aimed at discovering how the relationship of a group of eight teachers with the mathematical schooling was built. This investigation perceived, through oral and written reports, how the interviewees related with Mathematics as students of the early years of Elementary teaching and the following years of study, and as teachers. On the second phase of the research, only three teachers attended weekly meetings, and the goal was to identify the knowledge and non-knowledge that involve their everyday practices with rational numbers, which was done by studying these numbers and by taping some of these teachers classes. The final results showed that the field of mathematical education should rethink the initial and/or continuing education of teachers that teach rational numbers in the first years of Elementary education.
Assunto: Educação matemática
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores Formação profissional
Ensino de primeiro grau
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZU
Data do documento: 17-Out-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_final.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.