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http://hdl.handle.net/1843/JCES-ARLN7K
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sebastián Alberto Urrutia | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Geraldo Robson Mateus | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rafael Augusto de Melo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dilson Lucas Pereira | pt_BR |
dc.creator | Armando Honório Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:56:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T15:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JCES-ARLN7K | - |
dc.description.resumo | No Problema do Caixeiro Viajante com Coleta e Entrega sob Múltiplas Pilhas um único veículo deve atender um conjunto de requisições de coleta e entrega. Cada requisição é definida por duas localizações, a localização de coleta onde um item deve ser carregado no veículo, e a localização de entrega onde o item previamente carregado deve ser entregue. Enquanto transportados, os items são armazenados em pilhas de capacidade limitada. Cada pilha deve seguir a política Last-In-First-Out. O que significa que somente o último item carregado em cada pilha está disponível para entrega. O objetivo do problema é encontrar uma rota para o veícula que atenda todas as requisições e que minimize a distância percorrida.Nesta dissertação, propomos três novas formulações de programação inteira para o problema junto com desigualdades válidas. A primeira formulação é uma reformulação de um modelo na literatura, baseado em uma observação, um conjunto de varíaveis do modelo é eliminado, o que resulta também na eliminação de um conjunto de restrições, com isso o objetivo é obter a solução de relaxação linear mais rápida. A segunda formulação é um misto de dois modelos na literatura. E a terceira formulação, no melhor do nosso conhecimento, é uma formulação compacta para o problema.Propomos algoritmos de planos de corte para essas novas formulações. Os algoritmos são testados em instâncias de benchmark e os resultados computacionais são comparados com a literatura. Instâncias para as quais uma solução ótima era conhecida previamente na literatura são resolvidas mais eficientemente nesse trabalho. Também, novos certificados de otimalidade são fornecidos para várias instâncias. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coleta e entrega | pt_BR |
dc.subject | Planos de cortes | pt_BR |
dc.subject | Caixeiro viajante | pt_BR |
dc.subject | Problema de roteamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | Restrições de carregamento | pt_BR |
dc.subject.other | Programação inteira | pt_BR |
dc.subject.other | Computação | pt_BR |
dc.subject.other | Problema do caixeiro viajante | pt_BR |
dc.title | Formulações e algoritmos exatos para o problema do caixeiro viajante com coleta e entrega sob múltiplas pilhas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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