Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WJGBZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee2Cassia Navas Alves de Castropt_BR
dc.creatorTarcisio dos Santos Ramospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T01:18:33Z-
dc.date.available2019-08-11T01:18:33Z-
dc.date.issued2008-08-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WJGBZ-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to investigate the dramaturgy of the performance POR QUE TÃO SOLO?, created in Belo Horizonte/MG in 2006 by Marcenaria Centro de Criação Cênica as a result of the Klauss Vianna Dance Award granted by FUNARTE (National Art Foundation). Themain goal of the research is to identify the dramaturgic elements upon which the performance is built as well as discuss its dialogic character and the connections created during the creative process. Furthermore, the intention is to reveal the mechanisms that contributed to organizing the dramaturgy. In order to do so, the analysis will be supported by the articulation of concepts of dramaturgy in dance and dance-theater from the theoretizations and reflections developed by modern dance creators and contemporary researchers and artists, as well as concepts concerning theatrical semiology. The memory line of the dancing body is also a reference for reflecting about the dramaturgy created in POR QUE TÃO SOLO?. Finally, the dissertation proposes to define five structuring elements of the dramaturgy of the performance here analyzed, namely: the dancing body; the building of scenic-imagetic cells; the connection among the imagetic cores; the backdrop movement; the dramaturgy of the spectator.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta central a investigação da dramaturgia do espetáculo POR QUE TÃO SOLO?, criado em Belo Horizonte, no ano de 2006, pela Marcenaria Centro de Criação Cênica, como resultado do Prêmio Klauss Vianna de Dança/Funarte. O principal objetivo da pesquisa é identificar os elementos dramatúrgicos constitutivos do espetáculo e discutir seu caráter dialógico e as conexões criadas durante o processo criativo. Pretende-se, ainda, revelar os mecanismos que contribuíram para a organização de sua dramaturgia. Para tanto, a análise se apoiará na articulação dos conceitos de dramaturgia em dança e de dança-teatro, a partir deteorizações e reflexões desenvolvidas pelos criadores da dança moderna e por pesquisadores e artistas contemporâneos, bem como em conceitos relativos à semiologia teatral. O fio da memóriado corpo que dança também é uma referência para a reflexão sobre a dramaturgia criada em POR QUE TÃO SOLO?. Por fim, propõe-se a definição de cinco elementos estruturadores da dramaturgia do espetáculo em questão: o corpo que dança; a construção de células imagéticocênicas; a conexão entre os núcleos imagéticos; o movimento de fundo e a dramaturgia do espectador.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteorizaçõespt_BR
dc.subjectdramaturgiapt_BR
dc.subjecttecelagempt_BR
dc.subject.otherMovimento (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherDança Teatropt_BR
dc.subject.otherDança (Dramaturgia)pt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.titleA tecelagem das margens: Por que tão solo? Dança e dramaturgiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_capes.pdf882.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.