Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Authors: Adao Fernandes da Silva
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Fernando Antonio Mencarelli
Second Referee: Lyslei de Souza Nascimento
Abstract: Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 ainda dominam a sociedade.Discorrer acerca de certas marcas dessas reflexões é o objetivo deste trabalho que se desenvolve em duas partes: a primeira trata das concepções teóricas de Pasolini; a segunda da prática desta teoria - a obra do próprio Pasolini. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Pasolini sobre questões relacionadas à Semiótica, à Teoria do cinema e de sua própria produção cinematográfica.
Subject: Linguagem cinematográfica
Teoria cinematográfica
Arte
Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 Crítica e interpretação
Semiologia (Cinema)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5Y
Issue Date: 5-Sep-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_de_adao_fernandes.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.