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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
Authors: Ricardo Carvalho de Figueiredo
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Referee: Marcos Antonio Alexandre
Second Referee: Mariana de Lima e Muniz
Abstract: Nesta pesquisa, investigou-se a forma de criação teatral denominada processo colaborativo em experiências ocorridas nos projetos Oficinão e Cena 3 x 4 do Galpão Cine Horto, esse último em parceria com a Maldita Cia. de Investigação Teatral. Os projetos marcam, a partir de 1999, as primeiras experiências em Belo Horizonte voltadas para a reflexão e o exercício sistemático do processo colaborativo, em parceria com os criadores paulistas Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, entre outros supervisores, orientadores e convidados, que difundiram o conceito e a prática em escolas e grupos no país. Neste trabalho, questionou-se os motivos pelos quais um coletivo de artistas escolhe o processo colaborativo como meio de criação. Tendo como base duas montagens, O homem que não dava seta (2002) e Casa das Misericórdias (2003) para a análise do processo colaborativo. A hipótese é que o processo colaborativo interessa aos grupos teatrais e aos artistas que investem no chamado teatro de grupo, porque possibilita a verticalização da experiência coletiva no campo da criação, uma vez que esta experiência é recorrente nos grupos teatrais em seu modo de produção.
Abstract: This research investigated the form of theatrical creation process called collaborative experiences occurred in the projects Oficinão and Cena 3x4 of Galpão Cine Horto, the latter in partnership with Maldita Cia. Investigação Teatral. The projects mark, from 1999, the first experiments in Belo Horizonte focused on the systematic reflection and the exercise of the collaborative process, in partnership with the creators from São Paulo Luis Alberto de Abreu and Antonio Araújo, among other supervisors, mentors and guests which broadcast the concept and the practice in schools and groups in the country. In this work we ask the reasona collective of artists choose the collaborative process as a means of establishing, through two mounts, O homem que não dava seta (2002) and Casa das Misericórdias (2003). Our hypothesis is that the collaborative process with interested groups and theater artists whoinvest in the theater group called because allows verticalisation of collective experience in the field of creation, as this experience is applicant in theatrical groups in their mode of production.
Subject: Teatro de grupo
Teatro Pesquisa
Grupo Galpão
Arte
Criação (Literária, artística, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3GK2
Issue Date: 28-Nov-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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