Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonio Barreto Hildebrando | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando Antonio Mencarelli | pt_BR |
dc.creator | Carla Andrea Silva Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T07:18:43Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T07:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2007-08-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET | - |
dc.description.abstract | Cette recherche vise à compendre les nuances de le processus de construction du texte en les spectacles de Pina Bausch. On tient comme point de départ l'hypothèse dont la tessiture des espetacles marchent par les imprécis terrains de la subjectivité et de la mémoire corporelle, sest présentée ici une analyse de lécriture de Pina Bausch se privilégiant dans cette tessiture le corps comme um lieu d'excès. Entourant le regard de Bausch comme celui qui cherche le sujet et leursespaces affectifs, le processus de création des spectacles a été explique on tient comme bas le regard et écoute de la artiste. Comprenant la narration comme la sélection dans une façon de regard, ce travail a tissé un parallèle entre la manière de regarder de Bausch et la manière de texture des spectacles, et a conclu que dans cette processus, la mise en scène s'presente comme présence d'une absence, broderie du vide. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou as nuances do processo de construção do texto nos espetáculos de Pina Bausch. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenosda subjetividade e da memória corporal, apresentou-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à seleção de um modo de olhar, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos, e concluiu que nestes a encenação secircunscreve como presença de uma ausência, bordadura do vazio. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | encenação | pt_BR |
dc.subject | dança-teatro | pt_BR |
dc.subject | escritura | pt_BR |
dc.subject | psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Texto teatral | pt_BR |
dc.subject.other | Bausch, Pina, 1940-2009 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Dança-teatro | pt_BR |
dc.subject.other | Wuppertal Tanztheater (Alemanha) | pt_BR |
dc.title | Dança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_2a.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.