Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.creatorCarla Andrea Silva Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:18:43Z-
dc.date.available2019-08-10T07:18:43Z-
dc.date.issued2007-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-7YZNET-
dc.description.abstractCette recherche vise à compendre les nuances de le processus de construction du texte en les spectacles de Pina Bausch. On tient comme point de départ l'hypothèse dont la tessiture des espetacles marchent par les imprécis terrains de la subjectivité et de la mémoire corporelle, sest présentée ici une analyse de lécriture de Pina Bausch se privilégiant dans cette tessiture le corps comme um lieu d'excès. Entourant le regard de Bausch comme celui qui cherche le sujet et leursespaces affectifs, le processus de création des spectacles a été explique on tient comme bas le regard et écoute de la artiste. Comprenant la narration comme la sélection dans une façon de regard, ce travail a tissé un parallèle entre la manière de regarder de Bausch et la manière de texture des spectacles, et a conclu que dans cette processus, la mise en scène s'presente comme présence d'une absence, broderie du vide.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as nuances do processo de construção do texto nos espetáculos de Pina Bausch. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenosda subjetividade e da memória corporal, apresentou-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à seleção de um modo de olhar, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos, e concluiu que nestes a encenação secircunscreve como presença de uma ausência, bordadura do vazio.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectencenaçãopt_BR
dc.subjectdança-teatropt_BR
dc.subjectescriturapt_BR
dc.subjectpsicanálisept_BR
dc.subject.otherTexto teatralpt_BR
dc.subject.otherBausch, Pina, 1940-2009 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDança-teatropt_BR
dc.subject.otherWuppertal Tanztheater (Alemanha)pt_BR
dc.titleDança-teatro: a falta que baila: A tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheaterpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_2a.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.