Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7Z6EKT
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Os quadrinhos e a internet: Aspectos e experiências híbridas |
Authors: | Thiago Flavio Mallet e Leite |
First Advisor: | Francisco Carlos de Carvalho Marinho |
First Referee: | Waldomiro de Castro Santos Vergueiro |
Second Referee: | Jalver Machado Bethonico |
Abstract: | Este trabalho estuda as maneiras com que os quadrinhos digitais se apresentam na Internet, enfatizando as contribuições que a tecnologia computadorizada em rede traz para a linguagem dos quadrinhos. Ao agregarem elementos como o som, o hipertexto, a animação ea interatividade, as obras quadrinizadas adquirem características impossíveis em seu meio original a imprensa , estabelecendo tanto novos métodos para sua criação quanto novasfruições para sua leitura.Partindo de uma abordagem histórica dos quadrinhos, considerando seu desenvolvimento comercial e aprimoramento técnico/artístico desde o seu surgimento, no século XIX, até sua transição para as redes de computadores, no fim do século XX, faz-se, com o auxílio de exemplos, classificação dos quadrinhos disponíveis na Internet em duascategorias (Herdeiros e Híbridos), bem como análise detalhada das características que a obra quadrinizada pode possuir exclusivamente dentro de suportes digitais, traçando um panorama de sua produção, conduzida por pesquisadores, autores independentes, grupos de quadrinistas e mesmo grandes empresas.Discorre-se, também, sobre uma proposta prática em quadrinhos digitais Híbridos, como forma de demonstrar, na Internet, as possibilidades dessa manifestação artística sob avisão e a vivência do autor como pesquisador e quadrinista, com as devidas exposições dos procedimentos técnicos, utilizando o programa Adobe Flash, e dos fundamentos conceituais da narrativa. |
Abstract: | This work studies the ways in which digital comics (also known as webcomics) present themselves inside the Internet, emphasizing the contributions brought to the comic's language by computer network technology: as the comics aggregate elements like sound,hypertext, animation and interactivity, they acquire features that are impossible inside their original medium the press , setting up new methods for their creation and new ways for appreciate them.Beginning from a historical approach of the comics, taking into account their commercial development and artistical/technical improvement since their beginning, in the 19th century, until their transition to computer networks, in the end of 20th century, the research, supported by examples, makes a classification of the webcomics in two categories(Heirs and Hybrids), as well as a detailed analysis of the features which the comics can have only inside digital media, drawing a panorama about their production, conducted by researchers, independent authors, groups of comic artists and even great enterprises.The text also discusses the construction of a Hybrid webcomic, as a way to demonstrate, in the Internet, the possibilities of this artistical manifestation under the vision and the experience of the author as a researcher and comic book artist, explaining the employed skills under Adobe Flash and the conceptual bases of the narrative. |
Subject: | Histórias em quadrinhos Técnicas digitais Estudo e ensino Historias em quadrinhos Historia e critica Artes Histórias em quadrinhos na Internet |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7Z6EKT |
Issue Date: | 8-Oct-2009 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thiago_mallet_dissertacao_mestrado_2009.pdf | 14.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.