Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8BJL3V
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.creatorMarcelo Eduardo Rocco de Gaspeript_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:28:41Z-
dc.date.available2019-08-12T16:28:41Z-
dc.date.issued2010-09-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8BJL3V-
dc.description.abstractThis research investigates body-close relations of the contemporary scene to passer-by audiences in the spectacle society by analyzing the project On the edges of feminine: theatrical textures of the border. Therefore we have revised the bibliography on Guy Debord´s concept of Society of the Spectacle, aiming the analysis of todays socialspectacularization. Through this analysis we have studied the case of the quoted project that was ran by Agrupamento Obscena during 2008. The goal was identifying play scene procedures that, amongst other aspects, enquires the spectacular structures in urban agglomerations. We have selected procedures that have taken place directly on downtownstreets of Belo Horizonte (MG) Brazil. This analysis is based on eye observation of these interventions, on video registrations of Obscena, interviews with the researchers of the ensemble, and statements posted on their artistic creation online blog. Through this analysis we have reached the conclusion that the Obscena Independent Ensemble of Researchers wants to absorb body-close practices with the passer-by audience, thus amplifying the scene view through the aspect of street theatrical interventions.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar a aproximação física entre o espectador transeunte e a cena contemporânea na sociedade espetacularizada, através da análise do projeto Às margensdo feminino: texturas teatrais da beira. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Sociedade do Espetáculo, cunhado por Guy Debord, visando à análise da espetacularização social na atualidade. A partir desta análise, foi feito um estudo de casodo projeto supracitado, realizado em 2008 pelo Agrupamento Obscena. O objetivo foi identificar determinados procedimentos cênicos que, entre outros pontos, visaram questionar a estrutura espetacularizada dos centros urbanos. Foram selecionados procedimentos queatuaram diretamente nas ruas centrais de Belo Horizonte (MG). A análise dos procedimentos foi baseada na observação destes, no levantamento dos registros audiovisuais do Obscena, nas entrevistas com os pesquisadores e nos depoimentos postados no blog sobre os processos de criação artística do Agrupamento. A partir desta análise, chegou-se à conclusão de que o Obscena Agrupamento Independente de Pesquisadores busca absorver as práticas de estreitamento físico com o espectador transeunte, ampliando o olhar da cena sob o aspecto da intervenção teatral nas ruas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectespectador transeuntept_BR
dc.subjectSociedade do espetáculopt_BR
dc.subjectagrupamento obscenapt_BR
dc.subjectestreitamento físicopt_BR
dc.subjectcena contemporâneapt_BR
dc.subject.otherAgrupamento Obscena Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMovimento (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherTeatro Semioticapt_BR
dc.subject.otherTeatro e sociedadept_BR
dc.titleA aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: "Às margens do feminino Agrupamento Obscenapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_em_pdf.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.