A improvisação no processo de criação e composição da dança de Dudude Herrmann
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Arnaldo Leite de Alvarenga
Cassia Navas Alves de Castro
Cassia Navas Alves de Castro
Resumo
Esta dissertação abordou o modo de composição através da improvisação na dança da bailarina e coreógrafa brasileira Dudude Herrmann. O processo de criação improvisacional foi estudado em três obras da artista, observando-se aspectos que envolvem desde a preparação do improvisador, até a utilização da improvisação como exercício de elaboração de material para um trabalho ou sua configuração como o próprio trabalho criativo. Analisei como esse processo de composição ocorreu em seu percurso criador e como ocorre hoje em seu processo criativo, abordando-o através de três temas principais: a memória, o desaparecimento e a estrutura.
Abstract
Este estudio abarca el modo de composición a través de la improvisación en la danza de la bailarina y coreógrafa brasilera Dudude Herrmann. El proceso de creación por medio la improvisación fue estudiado por la artista en tres obras, contemplando aspectos que envuelven desde la preparación del improvisador, hasta la utilización de la improvisación como ejercicio en la elaboración de material para un trabajo, o su configuración como el propio trabajo creativo. Se analiza como este proceso de composición ocurre en su camino de creador y como se desarolla en su proceso creativo actualmente, abordándolo a traves de tres temas principales: memoria, desaparecimiento y estructura.
Assunto
Dança moderna, Improvisação (Dança), Coreografia, Artes, Herrmann, Dudude, 1958- Crítica e interpretação, Criação (Literária, artística, etc), Expressão corporal
Palavras-chave
Improvisação na dança, Dudude Herrmann, Estrutura da Improvisação, Preparação do Improvisador