Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8D7G7U
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Tessitura visual da palavra: reflexões acerca dos aspectos plásticos das palavras na obra de Mira Schendel
Authors: Marcelo de Carvalho Borges
First Advisor: Maria do Carmo de F Veneroso
First Referee: Daisy Leite Turrer
Second Referee: Geraldo de Souza Dias Filho
Abstract: Esta dissertação aborda as relações entre palavra e imagem, pela perspectiva das possibilidades visuais que se abrem para o signo alfabético na produção artística. Parte de uma breve discussão sobre os sentidos de texto, de imagem, sem perder de vista sua ligação com oespaço, elemento comum a ambos. Passando pelas influências do pensamento ocidental sobre as relações entre texto e imagem, o estudo segue com alguns exemplos na história da arte sobre o tema, para refletir a seu respeito sob a luz do conceito barthesiano de escritura.Desse referencial, o segundo capítulo se volta para a obra de Mira Schendel. Desenhando um recorte entre as séries que são pertinentes ao seu foco de interesse e, intertextualizando estes trabalhos com criações de Stéphane Mallarmé e Karlheinz Stockhausen, o estudo tece um diálogo com o pensamento de autores como Maurice Blanchot e Roland Barthes sobre a condição e as possibilidades da escrita para além das concepções usuais da cultura. Junto com os dois pensadores citados, a discussão sobre as possibilidades visuais da escrita é retomada pelo ângulo de sua relação com o vazio e com o espaço. Concentrando-se, principalmente, nos cadernos e nas monotipias de Mira, a exploração desse tema é subsidiada pelas teorias sobre a origem da escrita chinesa tanto de Ernest Francisco Fenollosa, quanto Anne Marie-Christin e suas reflexões a respeito das relações da superfície com a escrita oriental e com a escrita e o pensamento alfabéticos ocidentais.
Abstract: This study addresses the relationship between word and image, trought the perspective of the visual possibilities opened by the alphabetic sign in the arts. It starts with a brief discussion about the meanings of text and image, without missing its links with the space, an common element between both. Passing by the influences of Western thought on the relationship between writing and image, the study follows with some examples on the theme in Art History, to discuss from the Barthesian concept of écriture. From this reference, the second chapter turns to the Mira Schendels work. Focusing on relevant artists production, this research draws an intertextual line between Miras selected pieces andStéphane Mallarmés and Kerlheinz Stockhausens creations. From this meeting, the study weaves a dialogue with the thought of authors such as Maurice Blanchot and Roland Barthes, on the writing status and its possibilities beyond the usual cultural conceptions. Along with the two thinkers mentioned, the discussion about the visual possibilities ofwriting resumes, but throught the point of view of their relationship with the emptiness and space. Focusing mainly on Miras artists books and monotypes, the exploration of this theme is subsidized by the theories about the origin of Chinese writing of Ernest Francisco Fenollosa as Anne Marie-Christin and their reflections on the relationship of the surface with oriental writing and with the Western alphabetic writing and thinking.
Subject: Sinais e símbolos na comunicação visual
Schendel, Mira, 1919-1988 Crítica e interpretação
Artes
Imagem e escrita
Semiotica e artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8D7G7U
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tessitura_visual_da_palavra__marcelo_borges__ufmg.pdf12.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.