Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DMH7M
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Panoramas da Serra do Espinhaço: um ensaio de mapeamento fotográfico da paisagem
Autor(es): Paulo Baptista
Primeiro Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Primeiro membro da banca : Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Segundo membro da banca: Wanda de Paula Tofani
Terceiro membro da banca: Rubens Fernandes Junior
Quarto membro da banca: Fernanda de Andrade Pinto Renno
Resumo: Neste trabalho procuramos apresentar e discutir conceitos que relacionem a produção e visualização de imagens da paisagem aos modos como percebemos, interpretamos e interagimos com o ambiente físico em que vivemos. Como suporte teórico para nossas considerações utilizamos basicamente textos de autores que abordam a temática da paisagem dos pontos de vista da história da arte, fotografia e geociências. Procuramos também, como uma maneira de estudar as possibilidades de aproximação entre a criação artística e a interpretação científica de imagens da paisagem, experimentar um modelo de produção de fotografias que tenha o potencial de agregar às imagens conteúdos informativos úteis em investigações específicas no campo das ciências ambientais e áreas correlatas. Para isso produzimos um ensaio fotográfico sobre alguns locais da Serra do Espinhaço, tomados como exemplo para testarmos a viabilidade de realização de trabalhos segundo o modelo proposto. Nesse trabalho empregamos equipamentos e métodos de fotografia digital em muito alta resolução e métodos informatizados de localização e georreferenciamento dos pontos de tomada das fotografias.
Abstract: This thesis presents concepts that relate the production and usage of landscape images to the ways we perceive, interpret and interact with the physical environment in which we live. As a theoretical background to our statements we refer basically to authors that explore the theme of the landscape from the viewpoints of art history, photography and the earth sciences. We also experiment a practical model for producing landscape photographs that combines aesthetical and technical or informative content as an attempt to strengthen the relations between artistic creation and scientific interpretation processes. This model employs very high-resolution digital photography equipment and methods, as well as computer-based geocoding of the resulting images.
Assunto: Paisagens Espinhaço, Serra do (MG e BA)
Paisagens na arte
Natureza (Estetica)
Paisagem Proteção
Arte e fotografia
Fotografia paisagística
Fotografia Espinhaço, Serra do (MG e BA)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DMH7M
Data do documento: 11-Nov-2010
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
panoramas_da_serra_do_espinha_o.pdf4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.