Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8E3FGQ
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas |
Authors: | Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
First Advisor: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
First Referee: | Wanda de Paula Tofani |
Second Referee: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
Third Referee: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee4: | Eduardo Antonio de Jesus |
Abstract: | Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematográfica. Há várias décadas, porém, a imagem em movimento vem realizando um deslocamento gradual, masdefinitivo, da sala de cinema para a galeria e o museu. Dois regimes de atenção e de disponibilidade do olhar se entrecruzam: o espectador na cadeira do cinema e o observador caminhante da galeria; e também os regimes opostos da imagem fixa e da imagem-tempo.Outras contraposições acontecem nesse deslocamento: a materialidade-espacialidade da escultura, da arquitetura e da pintura, e a transitoriedade narrativa da imagem audiovisual se entrecruzam. Do mesmo modo, a materialidade dos diferentes suportes tecnológicos, próprios da imagem em movimento, entra em diálogo, tanto com a função de preservar a memória, própria do museu, quanto com a presença física e a experiência espacial, associadas ao campotradicional das artes plásticas. São esses múltiplos entrecruzamentos os que estruturam o desenvolvimento desta pesquisa. |
Abstract: | This thesis explores a broad range of aspects related to the transference of the moving image from the Black Box of the movie theater to the White Cube of the museum gallery. Given the fact that (by definition) the moving-image is sequencial in time, the storytelling of cinema was, for a long time, the natural field of exploration of its creative possibilities. However, starting a few decades ago, a steady but definitive shift has been taking place. The moving image is going into the gallery and the museum. Two clearly distinct regimens of attention and gaze overlap each other: the sitting viewer in his seat and the walking visitor in the gallery, as well as the fixed and the time-based image. Several other juxtapositions take place in this relocation: the materialityspatialityof painting, sculpture and architecture with the narrative transitoriness of the audiovisual image. In this manner, the materiality of the different technological supports intrinsically related to the production of the moving image establishes dialogues with the museums function ofpreserving memory. This materiality of the technological supports also dialogues with the physical presence and spatial experience associated with the traditional field of the Fine Arts. These multiple intersections structure this particular research. |
Subject: | Imagem (Filosofia) Arte moderna Séc XXI Museus de arte Artes plasticas Videoarte Artes Criação (Literária, artística, etc) Comunicação visual Multimídia na arte |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8E3FGQ |
Issue Date: | 17-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
teseadolfo_cifuentes.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.