Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FHP2A
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.creatorFernando Joaquin Javier Linarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:22:31Z-
dc.date.available2019-08-12T06:22:31Z-
dc.date.issued2010-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FHP2A-
dc.description.abstractEn esta disertación se rescata la experiencia acumulada con el trabajo con la máscara teatral a lo largo de más de dos décadas, a través da la práctica y de la investigación personal, del contacto con artistas e investigadores en el uso de la máscara teatral y de la enseñanza dedicada a la formación de profesionales del teatro; se resalta la contribución de artistas-pedagogos para el trabajo con máscaras teatrales, entre ellos Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jacques Lecoq; se aborda el uso de tres máscaras de cuño pedagógico: la máscara neutra, larvarias y las expresivas enteras de ancianos de ojos pintados y, consecuentemente, el trabajo de una dramaturgia del silencio; se resalta el uso de las máscaras de base en el proceso de iniciación teatral, considerándolas como fundamento para el uso futuro da la media máscara expresiva; se busca, también, reflexionar sobre el oficio del actor, pautado, aquí, por el dominio artesanal de una técnica codificada, apuntando a la necesidad del trabajo de preparación corporal pre-expresivo como condición primera para el actor que viste una máscara. Se discuten además cuestiones pertinentes a la máscara como dispositivo mediador que le impone al actor que asuma sus características intrínsecas y, al mismo tiempo, exige de él una generosidad total para que la torne maleable como una segunda piel.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o trabalho com máscaras teatrais, entre eles Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jacques Lecoq; aborda-se o uso de três máscaras de cunho pedagógico: a máscara neutra, as máscaras larvárias e as máscaras expressivas inteiras de anciãos de olhos pintados e, consequentemente, o trabalho com uma dramaturgia do silêncio; salienta-se o uso das máscaras de base no processo de iniciação teatral, considerando-as como alicerce para o uso futuro da meia máscara expressiva; busca-se, também, refletir sobre o ofício do ator, pautado, aqui, pelo domínio artesanal de uma técnica codificada, apontando a necessidade do trabalho de preparação corporal pré-expressivo como condição primeira para o ator vestir uma máscara. Discutem-se, ainda, questões pertinentes à máscara como dispositivo mediador que impõe ao ator a assunção de suas características intrínsecas e, ao mesmo tempo, exige dele uma generosidade total para que a torne maleável como uma segunda pele.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJacques Lecoqpt_BR
dc.subjectMáscaras teatraispt_BR
dc.subjectRepresentação teatralpt_BR
dc.subject.otherMascaraspt_BR
dc.subject.otherTeatro de mascaraspt_BR
dc.subject.otherTeatro Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAtorespt_BR
dc.subject.otherArtes cênicas Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleA máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em açãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernando_joaquin_javier_linares_disserta__o_pdf.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.