Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8HNFP2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.contributor.referee1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Tatiana da Motta Lima Ramospt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Carlos Gomespt_BR
dc.creatorCristiano Peixoto Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:18:20Z-
dc.date.available2019-08-10T16:18:20Z-
dc.date.issued2011-05-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8HNFP2-
dc.description.abstractThis research focuses on the field of the vocal action, based on concepts found in the works of the theater directors Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski and Peter Brook. Their principles and process converge to an intersection: what Grotowski named organic pole of the acting techniques. This research not only works on theprocess strictly linked to the voice and the word, but also analyzes the relation between the acting totality and the work about the vocal action among each of those directors. From an organic perspective, we intend to analyze the principles and process of the vocal action in the work of the actor. We also intend to compare the approach of those directors. Besides identifying and analyzing the amalgam of vocal action with the concepts linked to organicity in the work of those directors, thefollowing central points are studied: i) the pragmatic and conceptual differences that could be raised in the vocal action approach (and their determinants) related to the principles that guide those directors work; ii) how a specific principle of work, which is pointed by a specific director, performs or could perform in the work of the other directors. In order to develop this discussion, a comparative work is done, emphasizing similarities and contrasts regarding the relation with public, theapproach with the musicality of the voice, the notion of contact and character, by clarifying those directors focus of interest and the basic principles for the vocal action.pt_BR
dc.description.resumoO território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimentos ligados estritamente à voz e a palavra, mas buscatambém relacionar, em cada um desses diretores, a pesquisa sobre a totalidade da atuação com o trabalho sobre a ação vocal. O intento é o de analisar, a partir / através de uma perspectiva orgânica, os princípios e procedimentos da ação vocal no trabalho do ator e realizar um estudo comparativo a partir da abordagem desses diretores. Além de identificar e analisar a amálgama da ação vocal juntamente com os conceitos que se relacionam à organicidade no trabalho desses diretores, adissertação se debruça sobre duas questões centrais: Que diferenças conceituais e pragmáticas podem ser destacadas na abordagem da ação vocal (e suas partes constituintes) em relação aos princípios que balizam o trabalho desses diretores? Como determinado principio de trabalho, evidenciado por determinado diretor, opera, ou pode operar, no trabalho dos outros diretores? Com o intuito de aprofundar essadiscussão, é realizado um estudo comparativo que põe em destaque asaproximações e distanciamentos que tangem a relação com o público, o trato com a musicalidade da fala, a noção de contato e personagem, evidenciando tanto o foco de interesse desses diretores quanto princípios fundamentais para a ação vocal.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectGrotowskipt_BR
dc.subjectStanislavskipt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherExpressão vocal (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherStanislavski, Konstantin, 1863-1938 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherAtores Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatral Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBrook, Peter, 1928- Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherGrotowski, Jerzy, 1933-1999 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brookpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristiano.ata.digita.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.