Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Lucia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nisio Antonio Teixeira Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lucia Gouvea Pimentel | pt_BR |
dc.creator | Maira Bueno Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T06:21:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T06:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME | - |
dc.description.abstract | The present study aims to conduct an analysis about Godfrey Reggios Qatsi Trilogy Koyaanisqatsi (USA, 1983), Powaqqatsi (USA, 1988) and Naqoyqatsi (USA, 2002). These are independent movies, which dont use the usual resources of film industry, such as dialogues its plot is based exclusively on imagery and music, and this study intends to analyze different theories of montage that are presented on Reggios movies. We sought to ascertain in what extent the construction of meaning in the Trilogy is obtained by the clash of images and if the Trilogys time is given by the speed of the cuts or by the internal rhythm of the plans. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articulação de imagens, música e, em menor grau, silêncio sem o uso de diálogos, sem atores e com uma estrutura narrativa que se afasta dos padrões da chamada narrativa clássica cinematográfica (o que se aproxima das propostas do cineasta e teórico russo Dziga Vertov). A análise é baseada, principalmente, nas estratégias e recursos utilizados por Reggio na montagem dos filmes partindo da hipótese inicial de que o realizador aplicaria, simultaneamente, abordagens teóricas opostas na montagem cinematográfica da Trilogia Qatsi. Procurou-se verificar em que medida a construção de sentido na Trilogia seria obtida pelo choque de imagens (remontando às concepções de Sergei Eisenstein) e até que ponto o tempo da Trilogia estaria impresso no ritmo da montagem ou no ritmo interno dos planos (aludindo às considerações teóricas do cineasta russo Andrei Tarkovski). | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Godfrey Reggio | pt_BR |
dc.subject | Trilogia Qatsi | pt_BR |
dc.subject | investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Documentário (Cinema) Produção e direção | pt_BR |
dc.subject.other | Reggio, Godfrey Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Filme cinematográfico | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.title | O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ma_ra_bueno_moura___disserta__o.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.