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dc.contributor.advisor1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Nisio Antonio Teixeira Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Lucia Gouvea Pimentelpt_BR
dc.creatorMaira Bueno Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:21:30Z-
dc.date.available2019-08-12T06:21:30Z-
dc.date.issued2011-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME-
dc.description.abstractThe present study aims to conduct an analysis about Godfrey Reggios Qatsi Trilogy Koyaanisqatsi (USA, 1983), Powaqqatsi (USA, 1988) and Naqoyqatsi (USA, 2002). These are independent movies, which dont use the usual resources of film industry, such as dialogues its plot is based exclusively on imagery and music, and this study intends to analyze different theories of montage that are presented on Reggios movies. We sought to ascertain in what extent the construction of meaning in the Trilogy is obtained by the clash of images and if the Trilogys time is given by the speed of the cuts or by the internal rhythm of the plans.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articulação de imagens, música e, em menor grau, silêncio sem o uso de diálogos, sem atores e com uma estrutura narrativa que se afasta dos padrões da chamada narrativa clássica cinematográfica (o que se aproxima das propostas do cineasta e teórico russo Dziga Vertov). A análise é baseada, principalmente, nas estratégias e recursos utilizados por Reggio na montagem dos filmes partindo da hipótese inicial de que o realizador aplicaria, simultaneamente, abordagens teóricas opostas na montagem cinematográfica da Trilogia Qatsi. Procurou-se verificar em que medida a construção de sentido na Trilogia seria obtida pelo choque de imagens (remontando às concepções de Sergei Eisenstein) e até que ponto o tempo da Trilogia estaria impresso no ritmo da montagem ou no ritmo interno dos planos (aludindo às considerações teóricas do cineasta russo Andrei Tarkovski).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGodfrey Reggiopt_BR
dc.subjectTrilogia Qatsipt_BR
dc.subjectinvestigaçãopt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema) Produção e direçãopt_BR
dc.subject.otherReggio, Godfrey Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFilme cinematográficopt_BR
dc.subject.otherCinema Estéticapt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.titleO papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggiopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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