Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Authors: Maira Bueno Moura
First Advisor: Ana Lucia Menezes de Andrade
First Referee: Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Second Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Abstract: Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articulação de imagens, música e, em menor grau, silêncio sem o uso de diálogos, sem atores e com uma estrutura narrativa que se afasta dos padrões da chamada narrativa clássica cinematográfica (o que se aproxima das propostas do cineasta e teórico russo Dziga Vertov). A análise é baseada, principalmente, nas estratégias e recursos utilizados por Reggio na montagem dos filmes partindo da hipótese inicial de que o realizador aplicaria, simultaneamente, abordagens teóricas opostas na montagem cinematográfica da Trilogia Qatsi. Procurou-se verificar em que medida a construção de sentido na Trilogia seria obtida pelo choque de imagens (remontando às concepções de Sergei Eisenstein) e até que ponto o tempo da Trilogia estaria impresso no ritmo da montagem ou no ritmo interno dos planos (aludindo às considerações teóricas do cineasta russo Andrei Tarkovski).
Abstract: The present study aims to conduct an analysis about Godfrey Reggios Qatsi Trilogy Koyaanisqatsi (USA, 1983), Powaqqatsi (USA, 1988) and Naqoyqatsi (USA, 2002). These are independent movies, which dont use the usual resources of film industry, such as dialogues its plot is based exclusively on imagery and music, and this study intends to analyze different theories of montage that are presented on Reggios movies. We sought to ascertain in what extent the construction of meaning in the Trilogy is obtained by the clash of images and if the Trilogys time is given by the speed of the cuts or by the internal rhythm of the plans.
Subject: Documentário (Cinema) Produção e direção
Reggio, Godfrey Critica e interpretação
Filme cinematográfico
Cinema Estética
Documentário (Cinema)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME
Issue Date: 7-Jul-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ma_ra_bueno_moura___disserta__o.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.