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dc.contributor.advisor1Francisco Carlos de Carvalho Marinhopt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Antonio Silvapt_BR
dc.creatorMarcelo Antonio Bicalho dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:54:03Z-
dc.date.available2019-08-14T20:54:03Z-
dc.date.issued2011-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLLD2-
dc.description.abstractThis work intends to settle programming parameters concerning an autonomous computer game character; specifically, it questions the viability of applying humor theories to a characters informational architecture. The purpose is to establish guidelines to the set up of a character aimed to believably emulate the behavior of a clown. On this purpose, humor theories were addressed, as well as well-knownmechanisms of generating humor; possible ways of coding them in the scope of the autonomous character architecture are suggested.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga os parâmetros para a programação de um personagem virtual autônomo de jogo eletrônico, apresenta e questiona a possibilidade da aplicação de teorias do humor à sua arquitetura de informação. Particularmente, buscou-se estabelecer recursos que contribuam para a criação de um personagem orientado para aemulação verossímil do comportamento cômico de um clown. Para isso, fez-se um sumário das principais teorias sobre a comicidade; foram arrolados processos consagrados para geração do humor e questionou-se sobre seus modos possíveis de codificação no âmbito da arquitetura cognitiva de um personagem-agente autônomo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgentept_BR
dc.subjectinteligência artificial personagem crívelpt_BR
dc.subjectcomicidadept_BR
dc.subjectclow humorpt_BR
dc.subject.otherComico, Opt_BR
dc.subject.otherComédiapt_BR
dc.subject.otherJogos eletronicospt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.subject.otherInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleParâmetros para a emulação do comportamento de clown por um personagem de jogo eletrônicopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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